Em alusão às comemorações das festividades do centenário de emancipação político-administrativa do município de Sapé e também da passagem dos cinquenta anos de história da Maçonaria na cidade, através da fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Barão do Rio Branco” Nº 30, o escritor, poeta, pesquisador, professor, presidente da Academia Guarabirense de Letras e Artes, padre Emiliano Camilo, lançou seu livro à convite da Academia de Letras de Sapé (ASLAC) e da própria Maçonaria.

  • A cerimônia, bastante prestigiada, aconteceu na noite da última sexta-feira passada, dia 31, na “Terra do Abacaxi”.

O livro intitulado “Desmistificando a Sociedade Secreta”, coincide com as comemorações da própria Maçonaria local no que se refere à sua temática.

  • No lançamento do livro do padre Emiliano Camilo, se fizeram presentes o presidente da Academia de Letras de Areia, Dr. Diogo Teotônio, vários membros da Academia Guarabirense de Letras e Artes (AGLACMA) e da Academia do Vale do Mamanguape (ACAL-VM).

Além de membros e autoridades da Maçonaria de João Pessoa, Guarabira, Belém, Mari e amigos do padre de Guarabira.

  • Ressaltamos que toda organização festiva e a parte protocolar de anfitriã foi realizada pela Academia de Letras de Sapé, na pessoa de sua presidente, a professora Ana Almeida.

O secretário de Educação do município de Mari, Jaílton Ferreira, também se fez presente ao evento.

  • Na ocasião, o procurador federal Dr. Eitel Santiago, amigo pessoal do padre Emiliano Camilo, foi o responsável pela apresentação da obra aos presentes, e, na oportunidade fizeram uso da palavra o Eminente Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Paraíba, Ailton Elisiário, o Venerável da Loja Barão do Rio Branco, José Barbosa de Lima Neto, a presidente da Academia de Sapé, Ana Almeida e o Dr. Diogo Teotônio, da Academia de Letras de Areia.

    O padre Emiliano Camilo se manifestou muito feliz pelo grande sucesso do lançamento do seu livro e na oportunidade agradeceu o apoio e a participação de todos.

  • NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Destacamos ainda a presença dos Veneráveis de Honra José Rodrigo Neto, Severino Francisco do Nascimento (“Mildo de Mirocem”) e o Tenente Coronel BM Manoel Gonçalves da Silva Neto do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (ex-Comandante das unidades de Sapé e Campina Grande, estando sendo transferido atualmente para Guarabira).

O Mestre de Harmonia da Loja Maçônica e músico profissional Ivan Martins, executou o Hino Nacional nos seus teclados da sanfona, abrilhantando a solenidade.

  • Registramos a presença do secretário municipal de Educação de Sapé, Marcone Pessoa da Silva Junior, do professor PhD Paulo Palhano (UFPB Campus IV – Rio Tinto/Mamanguape) e de Edno de Luna (Diretor da Casa da Cultura de Sobrado), entre outras figuras ilustres.

Leave a comment