

- Por: Lauro Pires Xavier Neto
Especial para o BLOGdoGM
Ao completar 70 anos, em 03 de novembro de 1975, meu avô recebeu a aposentadoria compulsória da Universidade Federal da Paraíba.
- Foram anos de dedicação e entusiasmo pelo trabalho científico e amor à natureza.
Da mesma forma, acompanhei meu pai na UFPB.

- Foram 20 anos de trabalho no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica.
Não recordo ter visto meu pai em casa durante a semana, mas lembro bem de tantos finais de semana coletando algas na orla ou plantas no interior da Paraíba.

- Cresci com este legado.
Somado a isso, passei vários períodos de férias escolares no LTF em meio aos microscópios, plantas e experiências científicas ou nas bibliotecas da Fundação Casa de José Américo e José Lins do Rego no Espaço Cultural, num revezamento entre o trabalho do meu pai e da minha mãe – servidores públicos abnegados e apaixonados pela profissão.

- Sou a terceira geração na UFPB e brinco que entrei na universidade em 1981, aos sete anos de idade.
Além de passar as férias escolares no LTF, perdi as contas dos jantares oferecidos lá em casa com a presença de professores e até reitores, com o tempero magistral da minha mãe.

- Entrei como estudante da UFPB em 1992, fiz licenciatura, especialização, mestrado e, depois de muitas tentativas, mantive o legado familiar como professor e estou desde 2022 exercendo o magistério superior.
Cresci com este sentimento de pertencimento ao serviço público e à Universidade Federal da Paraíba.

- Nesta data, 03 de novembro de 2025, conseguimos reunir toda a família para comemorar os 50 anos do Herbário Lauro Pires Xavier e 120 anos do nascimento de vovô na cidade de Areia/PB.
Foi um dia emocionante, organizado pela professora Maria Regina Barbosa do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB.

- Fico na esperança que brotem por toda parte estes ideais de dedicação, amor à ciência e, como já escreveram sobre vovô, de simplicidade, doçura e humanismo.
😍🌳
VEJA MAIS IMAGENS DA CERIMÔNIA NA UFPB ACESSANDO O LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/drive/folders/1Reqtn9EpX_cZWhJ1kmlyZhdiekewgCgX
NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Nesta segunda-feira, dia 3de novembro, às 16h00 houve a Abertura da Exposição 50 anos do Herbário – “Da coleção à conservação: entre plantas prensadas e memórias preservadas”
- Local: Casa da Ciência da UPFB – Campus I – João Pessoa/PB

Neste dia 04 de Novembro (terça-feira) haverá às 09h00 – Sessão de Painéis
- Local: Hall do DSE (Bloco F)
Nesta próxima quarta-feira, dia 05/11/2025, será feito o encerramento da exposição, com apoio do CCEN (Centro de Ciências Exatas e da Natureza)

