A historiadora e ex-primeira dama do Estado Glauce Burity lança, no próximo dia 4 de dezembro, às 19h, na Sala de Concertos José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural, o livro “Tarcísio Burity: O intelectual na Política Paraibana”, uma biografia resultado de mais de quatro anos de pesquisas, publicado pela Editora Noeses, de São Paulo.

“Ao organizar a biblioteca e o arquivo, vi-me diante do mar infinito de informações que poderiam ajudar a alguém que solicitasse algo sobre Tarcísio Burity” disse a ex-primeira dama.

O livro, uma pesquisa de fôlego, no final possuía mais de mil páginas que, após várias modificações, ficaram reduzidas a 624 páginas, contendo 14 capítulos:

  1. do nascimento à juventude,
  2. a formação acadêmica,
  3. a atuação profissional,
  4. como secretário de Educação e Cultura,
  5. o primeiro mandato de Governador do Estado,
  6. o mandato de Deputado Federal,
  7. o 2º mandato de Governo e
  8. as realizações mais relevantes,
  9. com fotografias e documentos.

O Governador Tarcísio Burity era um professor universitário famoso por suas aulas de Direito que reuniam alunos no corredor, e, foi, subitamente, convidado para ser Governador numa época em que não havia eleições diretas.

Outro fato curioso de sua vida é o amor à música erudita, sendo até compositor.

  • NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Ele usava em suas peças musicais clássicas, partituras assinadas com o pseudônimo de T. Virgilius, sobretudo com destaque para solos de instrumentos sinfônicos, como piano e violoncelo.

Glauce fala: “Tarcísio, como intelectual nato, não poderia deixar de ter um capítulo à parte e nele citei realizações no seu governo como os Festivais de Arte, Seminários Paraibanos de Cultura, Seminários de Filosofia do Direito, coordenado pelo Jurisconsulto Miguel Reale, Festivais Internacionais de Música Clássica, com a participação de renomados músicos”.

A biografia não estaria completa sem constar o episódio em que o ex-governador sofreu uma tentativa de homicídio.

Glauce prefere não antecipar nenhum comentário sobre esta ocorrência: “É melhor que leiam o que tem no livro”.

E traz também as histórias das grandes obras construídas pelo governador nas suas gestões, entre elas, a Fundação Espaço Cultural, cuja ideia surgiu de uma visita ao Centro Georges Pompidou, em Paris.

Outras como o Hemocentro, a Funad, grandes conjuntos habitacionais como Mangabeira e Valentina, o transporte popular de ônibus Setusa (coletivos urbanos), construções de açudes e barragens, restauração de prédios históricos.

 

  • NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Pode-se acrescentar a construção dos terminais rodoviários intermunicipais de passageiros de João Pessoa e Campina Grande, além da abertura da Via Litorânea ligando as praias do Bessa, Intermares e Cabedelo, entre outras realizações importantes.

Burity também iniciou o asfaltameno das pistas do atual Polo Turístico Cabo Branco (chamado na época dele no Governo, de Projeto Costa do Sol) e também do futuro Hospital de Traumas, concluído por José Maranhão em sua primeira gestão.

“Acredito que, não apenas eu e a família, mas os paraibanos, sentem-se orgulhosos em ver um legado de obras, de valor significativo, deixado por Tarcísio Burity nos dois mandatos de governador”.

“A biografia de Tarcísio Burity serve como instrumento de preservação da História. É uma maneira de perpetuar o conhecimento e inspirar futuras gerações, garantindo que ele nunca seja esquecido” afirma Glauce.

Serviço:

  • Lançamento da biografia “Tarcísio Burity: O Intelectual na Política Paraibana” – Editora Noeses, SP
  • Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural
  • Dia: 4 de dezembro (primeira quinta-feira deste próximo mês vindouro)
  • Horário: 19hs

Leave a comment