O nascimento de Jesus reinterpretado a partir da ambiência cultural do Nordeste brasileiro, suas pessoas, paisagens, fauna, flora e tradições populares.

  • Será assim a nova exposição do restaurante Canoa dos Camarões, que já está sendo preparada para suceder a atual mostra que retrata a primavera paraibana.

Dessa vez, artistas e poetas vão apresentar suas pinturas e poesias a partir do dia 06 de dezembro.

  • De acordo com o curador do projeto cultural do restaurante, Antônio Cláudio Massa, a exposição ‘Natal Arte 2025’ celebra a união entre fé, arte e cultura nordestina.

“Vamos transformar o espaço do Canoa dos Camarões em um grande presépio simbólico, onde cores, sons, sabores e palavras se entrelaçam como fios de esperança e partilha.”

  • Promovida pelos Projetos Culturais Canoa dos Camarões e Pinturas & Poesias, a mostra vai integrar vários artistas, e a abertura contará com uma homenagem especial ao Maestro Eduardo Nóbrega.

“A trajetória artística dele é sinônimo de dedicação, talento e amor à arte musical”, pontua a empresária Lucia Lyra, proprietária do restaurante.

  • Além da homenagem ao maestro, a noite de vernissage contará com um sarau musical com a presença de coralistas que trabalham com o Maestro Eduardo Nóbrega.

“Será um momento único, um encontro de múltiplas artes”, ressalta o poeta e idealizador do projeto Pinturas & Poesias, Boisbaudran Imperiano.

  • Até a inauguração, o restaurante-galeria continua com visitações abertas para a exposição “Sob o Sol da Primavera Paraibana”, do artista plástico Rodrigues Lima.

A nova exposição ficará em cartaz do dia 06/12 até o mês de janeiro de 2026.

  • O restaurante Canoa dos Camarões fica localizado na Avenida João Maurício, 121, Manaíra.

Sobre o homenageado

  • Eduardo Nóbrega (1956).

Graduação em Educação Artística, habilitação em Música (UFPB); Bacharel em Música (UFPB); mestre em Etnomusicologia (UFPB).

  • Coordenador Geral do Festival Paraibano de Coros desde 2003.

Foi maestro fundador dos corais SINTESPB (UFPB); Saelpa; Coteminas; Coral d’Artes da UFPB; Ministério da Fazenda; Sindifisco; Coral do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa/PB (IPM); Coral da OAB; Coral Vozes da Defensoria Pública (2024).

  • Desde 2004, é maestro titular do Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB.

Fagotista da Orquestra Sinfônica da Bahia em 1980 e da Orquestra Sinfônica da Paraíba (1991 a 2014).

  • De 2003 a 2009, integrou a equipe de coordenação da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Foi coordenador do Projeto Bandas da FUNARTE/RJ (2010–2016).

  • Em 2013, foi jurado musical do Festival Folclórico de Parintins/AM.

Em 2017, foi um dos quatro maestros selecionados no Brasil para realizar intercâmbio na Cadeira de Regência Coral na Universidade de Yale (EUA).

  • Em 2018, a convite da Embaixada Brasileira na Espanha, ministrou palestra para o Coro Villa-Lobos de Barcelona (Espanha).

Ainda em 2018, recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa, na Câmara Municipal, pelo seu trabalho em prol do canto coral no Estado.

  • Em abril de 2024, foi convidado para participar como regente do espetáculo “Brasiliando”, na Syracuse University, no Estado de Nova York (EUA), onde regeu o University Singers Choir, o Concert Choir e o Hendricks Chapel Choir.

Também em 2024, integrou a equipe de intercâmbio cultural e preparação técnica da agremiação cultural Boi-Bumbá Caprichoso durante o XVII Festival Folclórico de Parintins/AM.

  • Atualmente, é professor do Departamento de Educação Musical da UFPB, com foco em Música Popular Brasileira e Regência Coral.

Como maestro de corais, participou de vários festivais nacionais e internacionais.

Leave a comment