
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (dia 24), sessão solene para entrega da Medalha de “Honra ao Mérito Jurídico, Joacil de Brito Pereira”, ao jurista Eitel Santiago de Brito Pereira.
- A homenagem reuniu familiares e amigos do homenageado e foi proposta pelo vereador Fernando Milanez Neto (MDB).

O parlamentar falou sobre as motivações para entrega da honraria.
- “É justiça reconhecer o trabalho que Eitel realiza no campo do Direito, intelectualidade, no campo da vida social de João Pessoa e no campo da vida política”.

“Dr. Eitel é um homem que, em todas as áreas que atuou, foi com maestria e essa Comenda Joacil de Brito Pereira tem uma simbologia ainda maior na vida dele, pois eternizou o nome de Dr. Joacil, pai de Dr. Eitel, na história da Câmara Municipal, na cidade de João Pessoa e na Paraíba”, afirmou.
- Renato César Carneiro, membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas e também da Academia Paraibana de Letras (APL), disse que algumas afeições são inexplicáveis na vida.

“Cruzamos com pessoas, cujos espíritos são leves e nos fazem bem”.
- “Falar sobre Eitel Santiago de Brito Pereira é falar sobre sua família, pois sei que esposa, filhos e netos são os maiores tesouros que ele tem na vida. A família de Eitel diz muito sobre ele”, falou.

O filho do homenageado e ex-vereador, Lucas de Brito, enfatizou o sentimento de poder participar da homenagem.
- “A família toda está muito feliz, porque a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, Joacil de Brito Pereira, que carrega o nome do meu avô, é uma homenagem que a Câmara prestou e que muito nos sensibiliza”.

“De lá para cá, algumas personalidades jurídicas foram homenageadas e chegou a vez do meu pai receber essa honraria. Por isso, estamos aqui para abraçá-lo e rememorar toda a sua trajetória jurídica e o legado desses mais de 50 anos de estudo do Direito”.
- “Todo esse legado é uma oportunidade de ser resgatado e rememorado nesse contexto de celebração dos seus mais de 40 anos de Ministério Público Federal, 50 anos de estudo do Direito e 70 anos de vida”, destacou.

O homenageado, por sua vez, Eitel Santiago de Brito Pereira, que na ocasião lançou o livro “A fascinante existência de Joacil de Brito Pereira”, concluiu falando da alegria de receber a honraria que leva o nome do seu pai.
- “É um sentimento de grande emoção e de saudade. A Câmara de Vereadores da cidade em que nasci, João Pessoa, presta essa homenagem ao meu pai, criando a Medalha do Mérito Jurídico, Joacil de Brito Pereira”.

“Ele faleceu em 2012 e a Medalha foi criada em 2023, ano do seu centenário. Durante esse tempo, já foram agraciados outros nomes com essa honraria e hoje eu estou aqui, emocionado com a homenagem de ter esse reconhecimento ao meu esforço como jurista”.
- Participaram ainda da sessão solene os vereadores Carlão (PL) – que secretariou os trabalhos, além de Rômulo Dantas (Mobiliza), Guguinha Moov Jampa (PSD) e João Corujinha (PP).
Como também o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB); Rogério Fialho, Desembargador do TRF da 5ª Região; Onaldo Queiroga, desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba; Rodrigo Clemente de Brito Pereira, filho do homenageado e Desembargador Eleitoral, representante do TRE da Paraíba; Flávio Sátiro, representante do presidente do Tribunal de Contas de Paraíba; Rui Leitão, representante da Academia Paraibana de Letras (APL), entre outros.

