
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec-JP), dá continuidade, nesta semana, ao projeto ‘Viva o Centro com Música’, com apresentações artísticas do grupo Curta Ópera PB e da Big Band Rubacão Jazz, nesta quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), na Academia Paraibana de Letras (APL), no Centro Histórico da Capital.
- A entrada é gratuita para todos os públicos.
Nesta quinta-feira (27), as apresentações começam com o Curta Ópera PB, a partir das 17h30.

- O Curta Ópera é um grupo de canto lírico paraibano que surgiu em 2024, após apresentações no projeto ‘Viva o Centro com Música’.
Este é formado pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Kleiton D’Araújo e o pianista Daniel Seixas.
- O grupo é conduzido pelo professor e maestro Carlos Anísio.
As apresentações da ópera possuem um repertório composto por música de câmara.

- Logo após haverá apresentação da Big Band Rubacão Jazz, com a formação completa, com 30 músicos, que executam um repertório com de jazz, blues e clássicos da música popular brasileira e nordestina.
Na sexta-feira (27), após da apresentação da ópera será a vez do combo instrumental da Rubacão.

- ‘Combo’ e é um termo que nos remete a uma combinação básica de instrumentos para a execução de temas de jazz: bateria, contrabaixo e piano ou algum outro instrumento harmônico.
A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz.

- Quem se apresenta desta vez são os músicos:
- Caio Bertazzoli (bateria),
- Lucas Silva (contrabaixo),
- Ana Miranda (piano),
- Sabiano Araújo (trombone),
- Gilbert Monteiro (saxofone).

- O ‘Viva o Centro com Música’ é também parceiro do projeto ‘Viva o Centro a Pé’, um programa da Prefeitura e do Centro Cultural São Francisco, que tem o objetivo de visitar, junto com os guias do Centro Cultural, lugares históricos de João Pessoa, a exemplo do CCSF, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia, Hotel Globo, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Bento e outras ruas e avenidas do Centro.
O programa inclui também projetos como a requalificação do calçamento e iluminação, a restauração de edifícios históricos e a realização de eventos culturais, como shows e feiras.
- A programação das apresentações também poderá ser acompanhada pelas redes sociais do projeto, no perfil oficial @vivaocentrocommusica onde são divulgados dias, horários e detalhes de cada atração.

