
“A Estação das Artes vai se transformar no Centro Internacional de Computação Quântica – CIQUANTA”, anunciou o Governador João Azevedo (PSB) na tarde desta quinta-feira, dia 4.
- “A Prefeitura de João Pessoa, atendendo a um pedido que fizemos em julho, fez a cessão de uso do prédio que vai abrigar o primeiro computador quântico do Brasil”.
“Eu e o prefeito Cícero Lucena (MDB) fizemos a assinatura do termo de cessão, ao lado do vice-prefeito Léo Bezerra (PSB) e do nosso vice-governador Lucas Ribeiro (PP)”.
- “Uma ação estratégica para o desenvolvimento tecnológico do Brasil e que vai revolucionar a inovação no nosso Estado, colocando a Paraíba no mapa da computação mundial”, complementou o Governador.

Com investimentos de R$ 75 milhões, metade do Governo da Paraíba e os outros 50 por cento do Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CIQUANTA vai revolucionar os processos computacionais em diversas áreas, como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades no Estado, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho.
- A iniciativa prevê a instalação de um computador quântico, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado.
A instalação do instituto integra o conjunto de ações anunciadas pela gestão estadual para consolidar a Paraíba como polo de referência em computação quântica, ao lado de iniciativas como a implantação do radiotelescópio BINGO e a concessão de bolsas de estudo voltadas à tecnologia e ciência aplicada
- O Centro ainda trabalhará em colaboração com universidades, empresas e institutos de pesquisa para fomentar a inovação no setor produtivo.

- Já o Prefeito Cícero Lucena, disse que:
“A atual Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes vai abrigar o futuro Instituto de Física e Computação Quântica, um equipamento que coloca a capital paraibana na rota da ciência de ponta e da nova economia tecnológica”.
- A assinatura ocorreu na Granja Santana e reuniu o vice-prefeito Leo Bezerra, o vice-governador Lucas Ribeiro, o procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, e o procurador-geral do Estado, Fábio Brito.
O gesto conjunto reforça a sintonia entre as gestões municipal e estadual em torno de um projeto que mira o desenvolvimento de novos vetores econômicos, científicos e educacionais para João Pessoa e toda a Paraíba.

- Ao repassar a administração do equipamento, a Prefeitura abre caminho para a implantação de uma estrutura avançada dedicada à pesquisa, à formação de especialistas e ao desenvolvimento tecnológico.
Um passo que, para Cícero, muda o patamar da cidade.
- “Acabamos de assinar a cessão da Estação das Artes para que o Governo do Estado possa implantar o Instituto de Computação Quântica”.
“Sem dúvida, isso marca um novo momento para o nosso Estado e, em particular, para João Pessoa”, destacou o prefeito.
- A transformação da Estação das Artes em um polo de referência promete atrair pesquisadores, projetos estratégicos, investimentos e fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação local — colocando a capital na disputa pelos grandes avanços da ciência e da indústria do futuro.

- NOTA DO REDATOR DO BLOGdoGM – Está marcada para este sábado, dia 6, às 16h30, com programação especial, a abertura do I Festival Internacional de Aquarela de João Pessoa, com a seguinte agenda:
• Stand de materiais de aquarela: 06 e 07/12
• Pintura ao ar livre com demonstrações ao vivo: 06 e 07/12, das 9h às 12h
• Exposição até 06 de março de 2026
- O festival reúne 45 artistas do Brasil, Espanha, Panamá, Costa Rica, Peru, México e Argentina, compondo um panorama diverso da aquarela contemporânea.
Visitação gratuita.
Terça a sexta: 9h às 18h
Finais de semana: 10h às 18h

