Nesta quarta-feira passada, dia 3 de dezembro, na Travessa Botafogo, Rio de Janeiro, a partir das 19h, a jornalista e escritora Rosa Freire d’Aguiar lançou o seu mais novo livro intitulado “O Tenente – Cadernos de um Expedicionário na Segunda Guerra Mundial” pela editora Companhia das Letras.

  • O professor Sales Gaudêncio, que toma posse como novo sócio efetivo no PEN Club do Brasil nesta quinta-feira, dia 4, lá mesmo no RJ, na sede da instituição, localizada na Praia do Flamengo, esteve prestigiando o evento literário.

Na ocasião, Sales encontrou-se com Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência & Tecnologia do Governo Lula 2 (de 2007 a 2010).

SOBRE CELSO FURTADO NA ITÁLIA

  • No período de 1942 a 1945, quando o Brasil declarou guerra aos países do Eixo, Celso Furtado foi de aspirante a segundo-tenente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Atuou em missões na Itália, durante o ano de 1945, no posto de oficial de ligação junto aos Aliados.

  • A respeito deste período, Furtado escreveu contos, cartas e breves ensaios onde narrou o dia-a-dia entre os militares, a camaradagem com os demais soldados, o encontro com pessoas devastadas pelo conflito, as viagens para as cidades próximas e, também, os impactos pessoais e políticos da guerra.

Reunidos no livro “O TENENTE” e com capa de Mariana Newlands, estes textos apresentam outra faceta de um dos mais influentes economistas do Brasil e revelam em primeira mão o testemunho dos pracinhas na Segunda Guerra Mundial.

  • Este volume inclui uma ampla seleção de fotos e documentos históricos, além de introdução e notas de Rosa Freire d’Aguiar.

📚 O livro já está disponível nas livrarias e lojas on-line.
📚 Garanta o seu exemplar e boa leitura!

Leave a comment