
Foi no Salão de Festas do Edifício Principe de Castela, em Manaíra, na manhã da última sexta-feira, dia 28 de novembro, que ocorreu a Assembleia Geral Anual do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, sob a presidência do professor Cicero Caldas Neto.
- Na pauta, a posse solene da confreira Maria Ida Steinmuller na Cadeira nº 29 do Colegiado, que tem como patrono o médico e historiador Elpídio Josué de Almeida.
O sócio Teldson Sarmento fez a saudação protocolar em nome do IPGH.

- Após assinar o termo de posse e receber o medalhão e o diploma, já como ocupante da cadeira respectiva, a confreira proferiu emocionado discurso.
Logo após, os associados Giovanni Meireles, Ivonaldo Guedes, Mara Rubia Alves Correia, Palmira Karlyere Januário, Pedro Silva Santos, Sady Castor, Sergio Rolim Mendonça, Wellington Corlet e Wellington Rafael da Silva, que alçaram à categoria de Membro Efetivo, receberam seu diploma e a carteira de identificação.
- Os associados João Abelardo Barreto e Mª das Victórias Chianca receberam o título de Membro Benemérito da instituição.
A festiva sessão foi abrilhantada com o lançamento das obras:
- A Engenharia na História, do confrade Sergio Rolim,
- HERÓIS DO KUITO: memórias e reflexões sobre a missão de paz em Angola – UNAVEM III, do sócio Wellington Corlet, e
- Bento Vilar, a descendência de um português em Taperoá-PB, do escritor Alcides Vilar Trindade, convidado para o evento.
- Outro destaque da sessão foi o lançamento do volume 27 da Revista do IPGH, primorosa edição com mais de 300 páginas recheadas de artigos oriundos das pesquisas genealógicas dos seus membros, além de outros com enfoque na arte da heráldica.

A primeira edição da Revista do IPGH foi lançada em 1991, na gestão do musicólogo e genealogista Domingos de Azevedo Ribeiro, mas foi durante as duas gestões do genealogista Teldson Sarmento (2015/2021) que voltou a circular anual e regularmente com nova diagramação e feição gráfica, a cargo do sócio Edinaldo Pinto Jr, que o sucedeu no triênio 2021/2024 e deu seguimento à publicação.
- Ao final, houve concorrido coquetel de confraternização entre os confrades e seus convidados, encerrando, com sucesso, o ano de 2025.

O Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH) foi fundado em 19 de novembro de 1967, por iniciativa do escritor e genealogista Deusdedit Vasconcelos Leitão juntamente com o jornalista José Leal e o tabelião Sebastião de Azevedo Bastos, como uma associação cultural, sem fins lucrativos, com reuniões mensais na última sexta-feira, para troca de conhecimentos das investigações genealógicas levadas a efeito sobre as famílias paraibanas e das estrangeiras radicadas no Estado, além de debates envolvendo a arte da heráldica, ciência auxiliar da História.
- Seu atual presidente, o professor Cícero Caldas, é membro efetivo desde 2005 e ocupa a Cadeira nº 23 do Colegiado, que tem como patrona a genealogista Analice Caldas.
MEMÓRIA ICONOGRÁFICA DA SESSÃO

O ESCRITOR ALCIDES VILAR APRESENTA SEU LIVRO “BENTO VILAR, A DESCENDÊNCIA DE UM PORTUGUÊS EM TAPEROÁ-PB”

O CONFRADE JOÃO ABELARDO BARRETO EXIBINDO SEU TÍTULO DE SÓCIO BENEMÉRITO

A CONFREIRA VICTORIA CHIANCA RECEBENDO SEU TÍTULO DE SÓCIA BENEMÉRITA

WELLINGTON CORLET ENTREGA UM EXEMPLAR DE SUA ÚLTIMA PRODUÇÃO PARA O IPGH

CONFRADES PRESENTES

IDA STEINMULLER, NOVA COMPONENTE DO COLEGIADO DO IPGH, ASSINA O TERMO DE POSSE

IDA RECEBE SEU DIPLOMA E CARTEIRA DAS MÃOS DO PRESIDENTE CÍCERO CALDAS

IDA STEINMULLER PRONUNCIA SEU DISCURSO OBSERVADA PELA ATENTA MESA DIRIGENTE DA SESSÃO

TELDSON SARMENTO FAZENDO A SAUDAÇÃO À NOVA INTEGRANTE DO COLEGIADO DO IPGH

OS PRESIDENTE E VICE DO INSTITUTO HISTÓRICO DE CAMPINA GRANDE PRESTIGIANDO A POSSE DA CONFREIRA IDA STEINMULLER

ASSOCIADOS E CONVIDADOS PRESENTES

SERGIO ROLIM E ELMANO CUNHA (sentados), COM TELDSON SARMENTO E GIOVANNI MEIRELES (em pé)

PLATÉIA ATENTA

ASSOCIADOS BERILO BORBA, PEDRO SANTOS E ESPOSA

