
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão especial , nesta quinta-feira (dia 11), para entregar as Medalhas de Honra ao Mérito Governador José Targino Maranhão (Zé Maranhão) à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão e ao professor Francisco de Sales Gaudêncio.
- A solenidade também marcou o lançamento do livro “Grandes Vultos que Honraram o Senado: José Maranhão”, celebrando a trajetória do ex-governador.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos do homenageado, que também se reuniram para reconhecer as contribuições significativas do ex-governador José Maranhão.
- A medalha é destinada a reconhecer pessoas e entidades que se destacam pela atuação em prol da sociedade paraibana.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, ressaltou a importância da homenagem como forma de perpetuar o legado de um dos maiores nomes da política paraibana.

- “Celebramos, assim, trajetórias que enobrecem nosso Estado e justificam esta honraria. A desembargadora Fátima Maranhão e o professor Sales Gaudêncio, são duas personalidades que dedicaram suas vidas ao serviço público, demonstrando compromisso com a Paraíba, sempre pautados pela ética e pela defesa intransigente do bem comum”.
“Esta homenagem possui, ainda, um simbolismo especial, pois honra a memória de José Targino Maranhão, um estadista cuja presença permanece viva na história do Brasil, especialmente na Paraíba, e no coração do povo paraibano”, disse.

- O deputado Chico Mendes ressaltou a relevância das homenagens e o caráter simbólico da medalha, além da importância de celebrar a trajetória de Maranhão, como exemplo de ética e dedicação à vida pública.
A medalha que homenageia o ex-governador foi apresentada pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino; pelos deputados Chico Mendes, Bosco Carneiro e João Gonçalves; e – ainda – pelo ex-deputado Raniery Paulino.


- Emocionada, a desembargadora Fátima Maranhão agradeceu a comenda e afirmou ser um motivo de muita honra por tratar-se de um reconhecimento vindo dos representantes do povo.
“Neste momento, sinto duas emoções distintas. Primeiramente, a gratidão à Assembleia por conceder este momento de alegria e, sobretudo, de reconhecimento ao trabalho dedicado de José Maranhão em prol da comunidade paraibana”.

- “Em segundo lugar, além da gratidão, sinto a profunda emoção de receber esta primeira medalha, o que me impulsiona a honrar, com meu trabalho, a memória de José Targino Maranhão, um dos políticos mais honestos que a Paraíba já conheceu”, afirmou.
O professor Sales Gaudêncio, que foi secretário estadual de Educação nos três governos de José Maranhão, também deixou sua mensagem de agradecimento.

- “A Assembleia Legislativa, em um gesto de reconhecimento, aprovou em tempo recorde a criação desta honraria em homenagem ao governador Maranhão”.
“Este ato simboliza o reconhecimento ao trabalho conjunto que desenvolvemos nos três governos de Maranhão, e também em sua vida legislativa”.

- “Aproveito esta oportunidade para afirmar que farei questão de transmitir às novas gerações o legado político e administrativo de José Maranhão”, disse.
A cerimônia também contou a participação dos deputados Taciano Diniz, Jutay Meneses, Hervázio Bezerra, Dra. Paula; a senadora Daniella Ribeiro; o arcebispo da Paraíba, Dom Delson; o presidente do TJPB, desembargador Frederico Coutinho; e o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, entre outras figuras ilustres.

