As solicitações foram apresentadas no plenário Senador Humberto Lucena, na manhã desta quinta-feira (dia 11).

  • Na última edição do ‘Câmara no Seu Bairro’ de 2025, os vereadores ouviram reivindicações dos moradores do Centro Histórico, assim como dos bairros da Torre, Cruz das Armas, Oitizeiro, Róger, Jaguaribe, Ilha do Bispo e Alto do Mateus.

A audiência pública aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), no plenário Senador Humberto Lucena, sede da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

  • Foram apresentadas reivindicações nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Mobilidade Urbana e lazer.

O gestor da Secretaria Municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inova Centro), vereador licenciado Thiago Lucena, também participou do evento.

  • A proprietária da Escola Mahina Va’a, Maria Alice Marinho, exaltou uma iniciativa do vereador Wamberto Ulisses (Republicanos), que criou o Programa Rema no Rio Sanhauá, com a Escola de Canoa Havaiana, para contribuir com o desenvolvimento da região do Centro.

O presidente da Associação dos Amigos do Centro Histórico, Genivalter Pontes, pediu soluções para os problemas dos comerciantes da região do Terminal de Integração do Varadouro.

  • “Não está nada fácil trabalhar na região, pois já passamos por vários percalços desde que a integração foi desativada”.

“Antes, os cidadãos tinham a integração lá, desciam do ônibus para pegar outro e consumiam conosco. Hoje, nós estamos precisando de atenção”.

  • “Os gestores com quem entramos em contato nos sugeriram encontrarmos um local para sermos realocados”.

“Somos 38 comerciantes e estamos desamparados. Nos informaram que haverá um novo terminal de integração, ao lado da Rodoviária, mas até agora nada foi resolvido. A Prefeitura não tem responsabilidade conosco”, criticou.

  • Severino Gomes da Cruz, morador do bairro João Agripino, ressaltou que falta atenção para a comunidade onde mora, assim como para outras regiões.

“Falta cadastramento do nosso bairro para ter um nome oficial; as árvores não estão sendo cuidadas, não existem obras de meio ambiente lá; a segurança é um outro caos, é uma dificuldade encontrar uma viatura pela região. Precisamos de uma efetiva atenção para nossos problemas”, solicitou.

  • Alisson Nascimento Silva, do bairro Cruz das Armas e do ‘Programa Vou Ser Prefeito’, fez reivindicações de melhorias para os mercados de Oitizeiro e Cruz das Armas.

“Também falo sobre a Zona Azul para alertar que as pessoas não estão querendo vir para o Centro”, pontuou.

  • Pereirinha, do Valentina Figueiredo, que também participou da edição do Câmara no Seu Bairro no seu local habitual de moradia, voltou a cobrar melhorias no transporte coletivo da região para garantir a mobilidade dos trabalhadores.

Ele também reivindicou melhorias nos atendimento dos postos de saúde e ofereceu uma medalha simbólica de honra ao mérito a todos os vereadores de João Pessoa pelos serviços prestados.

  • O morador do bairro da Torre, Luciano Anselmo, reivindicou atenção na acessibilidade das novas unidades habitacionais que estão sendo entregues nas comunidades da região da Beira Rio.

“A cadeira de rodas do meu pai não entra na porta. Precisamos receber os apartamentos com toda a infraestrutura. Também preciso falar que as ciclofaixas preferenciais de nossa cidade não são respeitadas”.

  • “Sobre a política de saúde e educação, preciso destacar que alguns alunos com TEA podem ficar desassistidos quando forem efetivadas todas as escolas em tempo integral, pois as vaga serão reduzidas”.

Também precisamos de uma política de assistência social em uma plataforma, para dar cidadania para os cidadãos. Minha mãe, com 59 anos, trabalha vendendo cafezinho pelas ruas e foi ameaçada pela gestão de urbanização. O desenvolvimento social precisa de assistência social”, defendeu.

  • Edmílson do Róger ensejou que os pedidos do Alto Róger fossem encaminhados e atendidos.

“Na região entre a Rua Juiz Gama e Melo e a Batista Leite, próximo ao Shopping Tambiá, está acontecendo assaltos todos os dias”.

  • “Sei que é responsabilidade do Governo do Estado, mas sei também que existem vereadores ligados ao Governo. Peço para que esses vereadores da base do Estado possam recorrer a alguém para resolver esta situação”, pediu.

O empresário Robson Braga lembrou que veio de Campina Grande e adquiriu um prédio no centro comercial, em uma época pujante, que agora está obsoleto, devido ao contexto do mercado, que mudou por completo.

  • “Somos centenas de proprietários e empresários que tem imóveis na região. Temos salas disponíveis para serem utilizadas para as mais diversas atividades, ou até mesmo para moradia popular”.

“Temos um cenário de abandono, de uma cidade prejudicada por uma conjuntura do tempo, após a pandemia”, enfatizou.

  • O morador da Ilha do Bispo, Manoel Honorato Chagas, agradeceu pela construção de uma Creche no bairro e pediu para que as obras de construção da praça da comunidade sejam aceleradas.

“Precisamos da aceleração da construção da nossa praça, pois ainda não temos uma área de lazer para nossa população”.

  • “Temos problemas na área da linha férrea, onde ocorrem muitos acidentes e incidentes, além da proliferação de insetos, roedores e de mato. A linha é um atraso terrível para a Ilha do Bispo, porque atrapalha as pessoas de se deslocarem de um lado para outro”.

“Olhem com mais carinho para a região e para essa situação, pois precisamos de mais qualidade de vida para o bairro, um dos mais antigos da nossa cidade”, destacou.

  • A cidadã Elis Regina da Silva solicitou atenção para as faixas de ciclismo e para os moradores de rua.

“Os moradores de rua, sejam do Centro, Mangabeira ou da orla, precisam de alimentação e atenção social”, pediu.

Câmara no Seu Bairro

  • Neste ano, o programa Câmara no Seu Bairro, criado para aproximar ainda mais o Legislativo Municipal e a população, realizou audiências públicas no Bairro dos Estados, Bessa, Valentina de Figueiredo e Mangabeira e suas adjacências.

Durante os encontros, os vereadores ouviram de perto as principais demandas e reivindicações dos moradores, debatendo as necessidades de cada região.

  • As solicitações apresentadas nas audiências integrarão um relatório que será enviado ao Executivo Municipal.

A população também pode enviar suas demandas e reivindicações por meio da assistente virtual Alê Câmara.

  • A ferramenta, disponível por meio de aplicativo de mensagem, contribui para a agilidade na entrega dos pedidos, a partir do celular, diretamente da palma da mão do pessoense.

Leave a comment