Cassiano Pereira, em conjunto com representantes sindicais, apresentou pautas prioritárias da indústria e solicitou que o Estado da Paraíba seja incluído como zona de interesse na Política Nacional de Cabos Submarinos.

  • Iniciando a agenda de encontros institucionais de 2026, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, recebeu nesta sexta-feira (dia 9), em João Pessoa, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Na ocasião, foram analisados temas de interesse estratégico, com a apresentação de demandas prioritárias para o setor industrial paraibano.

  • “Estamos recebendo hoje, com muito orgulho, o ministro Frederico de Siqueira Filho para apresentar as pautas prioritárias da indústria”.

“Queremos dialogar para que possamos formalizar parcerias entre o Ministério das Comunicações e o setor industrial paraibano, especialmente com a FIEPB, o SESI, o SENAI e o IEL”, disse o presidente Cassiano Pereira.

  • “Esse ano vamos iniciar a implantação complementar da cobertura móvel na BR-230, e com certeza isso vai beneficiar a logística, vai beneficiar a indústria como um todo, aumentando produtividade e melhorando a segurança na rodovia, porque comunicação hoje é muito importante para que a gente consiga garantir essa segurança”, destacou o ministro.

Ainda segundo Fred Siqueira, também é possível:

  • “Ampliar a inclusão digital através de capacitação, de cursos de formação e de parcerias estratégicas com a Federação das Indústrias, uma entidade séria e que tem uma grande representatividade no estado da Paraíba”, disse o ministro.

Ele também confirmou, para as próximas semanas, uma visita ao escritório da Associação Nordeste Forte, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília-DF, para dialogar com os nove presidentes das federações industriais nordestinas sobre as prioridades da região.

  • Durante o encontro, o presidente da FIEPB apresentou ao ministro um documento que solicita formalmente a inclusão da Paraíba como zona de interesse na Política Nacional de Cabos Submarinos.

A solicitação tem como ponto de partida os inúmeros atrativos do Estado, como a existência de um ecossistema tecnológico e de um setor industrial sólidos, além da ampla disponibilidade de energia renovável, fatores que favorecem a instalação de data centers e empresas de serviços digitais na Paraíba, impulsionando o desenvolvimento da região.

  • A reunião desta sexta-feira também contou com a participação de vários presidentes de sindicatos vinculados à FIEPB, que apresentaram ao ministro as demandas de cada segmento industrial.

Participaram do encontro os presidentes:

  1. Eduardo Ribeiro Coutinho (SINDAÇÚCAR/PB),
  2. Romualdo Farias, (SINDIPAN/PB),
  3. Mucio Fernandes (SINDBEBIDAS/PB),
  4. Edmundo Barbosa (SINDÁLCOOL/PB),
  5. Sebastião Severo Acioly (SINDICALÇADOS/PB),
  6. Guilherme Estrela (SINDSEG/PB),
  7. Francisco Xavier (SINDICER/PB),
  8. Marcone Rocha (SINDGRÁFICA/PB) e
  9. Magno Rossi (SINDTÊXTIL/PB).

  • Colaboração/Texto: Diego Araújo e Deborah Souza
  • Crédito das Fotos/Assessoria FIEPB

Leave a comment