O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” (G25) e a Corveta “Barroso” (V34), da Marinha do Brasil, estarão abertos à visitação para o público no Porto de Cabedelo neste próximo domingo (dia 18), das 10 às 16h.

A entrada é gratuita e será realizada por ordem de chegada.

O acesso ao navio será pelo portão localizado em frente ao Porto, no Centro de Cabedelo.

  • Por motivos de segurança e conforto, recomenda-se o uso de calçados fechados e sem salto.

Durante a visita, o público poderá conhecer a área externa do Navio, enquanto aprendem mais sobre a vida a bordo e as missões institucionais das embarcações.

  • O evento convida os visitantes a contribuírem com a “Campanha Solidária”, por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais.

NDCC Almirante Saboia

Missão – “Atua transportando veículos blindados, pessoal e suprimentos, além de realizar
apoio aéreo e fluvial em regiões estratégicas.”

Histórico – O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, ex-RFA Sir Bedivere (L3004), foi um Navio Logístico e de Desembarque da Classe “Round Table”, construído originalmente para servir ao Exército Britânico, sendo transferido para a “Royal Fleet Auxiliary” – RFA – em 1970.

  • O navio foi lançado ao mar em 1967 e desde então desempenhou suas tarefas em diversas operações navais da Grã-Bretanha.

Seu porto-sede era “Marchwood, Hampshire”.

  • Foi incorporado à Marinha do Brasil em 21 de maio de 2009.

Características: Comprimento total 139,02 m e velocidade máxima de 17.2 nós.

Corveta Barroso

Missão – “Navio escolta” de emprego geral, prioritariamente, para missões de defesa aproximada ou afastada do litoral brasileiro, em ações de superfície, proteção ao tráfego marítimo e navegação do uso do mar em áreas restritas e selecionadas.

Histórico – A Corveta Barroso é o quinto navio a ostentar esse nome, em homenagem ao Almirante Barroso, Barão do Amazonas.

  • O primeiro foi um encouraçado de 1.354t, construído em ferro e madeira no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e lançado em novembro de 1865.

O segundo foi um cruzador de 2.050t de construção mista de madeira e aço, também construído no
Arsenal de Marinha e lançado em abril de 1882.

  • O terceiro e o quarto foram dois cruzadores adquiridos, respectivamente, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

A construção da Corveta Barroso representa, para a Marinha do Brasil, a consolidação da obtenção de todas as etapas de uma tecnologia que poucas nações possuem, que inclui a especificação de requisitos técnicos e operacionais, a concepção, o projeto, a avaliação operacional e de engenharia, a revisão do projeto original em função dos resultados obtidos nessa avaliação e a construção de uma nova classe de modernos navios de guerra.

  • Características: Comprimento total 103,4m e velocidade máxima de 30 nós.

Serviços: Visitação pública ao NDCC Almirante Saboia (G25) e Corveta Barroso (V34)
Data: 18 de janeiro de 2026
Horário: de 10h às 16h
Local: Porto de Cabedelo

Leave a comment