
Acontece nesta terça-feira (dia 27), a partir das 09h00, a posse da direção do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PB), para o biênio 2025-2027, a solenidade será realizada no auditório do Procon estadual, na avenida Almirante Barroso, 693, Centro, João Pessoa.
- O CONSEA foi instituído pelo Decreto 24.029/2003 e reformulado pela Lei 8.706/2008, é um órgão de assessoramento imediato ao Governo do Estado, vinculado ao Gabinete do Governador, composto de 20 representações governamentais e 40 da sociedade civil, com a finalidade de propor políticas, programas e ações que tornem efetivos, no Estado da Paraíba, o direito humano à alimentação adequada (DHAA).

A nova direção passa ser composta da seguinte maneira:
- pelo educador social José Felipe dos Santos (presidente),
- pela socióloga Francimar Fernandes de Sousa Zadra (vice-presidenta),
- pela economista doméstica Aldenora Pereira da Silva (secretária-geral) e
- pelo jornalista Dalmo Oliveira da Silva (segundo secretário).
Felipe Santos substitui o ecologista José de Arimatéia Rodrigues de França, que passa a assumir a Comissão de Regulamentação e Institucionalização do SISAN de Política e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.
Também vão atuar nas comissões permanentes:
- Fabíola de Carla Nóbrega Marinho (Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA),
- Mãe Renilda Bezerra de Albuquerque (Comissão de Povos Indígenas, Populações Negras, Povos e Comunidades Tradicionais Ciganos) e
- Waléria Maria Silva de Andrade (Comissão de presidentes dos conselhos municipais).

“Vamos assumir essa nova tarefa com a responsabilidade de dar prosseguimento a todo o trabalho que temos desenvolvido, com o apoio do Governo do Estado e do Governo Lula”.
- “Uma prioridade que definimos diz respeito ao fortalecimento dos órgãos de controle social em todos os 223 municípios paraibanos, no sentido de fomentar todas as políticas públicas de segurança alimentar já definidas”, diz Felipe Santos.

