Na manhã desta quinta-feira (dia 5), o prefeito Cícero Lucena (MDB) discursou na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

  • O chefe do Poder Executivo Municipal prestou contas das atividades de seus dois mandatos (2020 a 2024 e até agora em 2026) destacou o desenvolvimento da Capital, especialmente nos setores de emprego e turismo.

O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), abriu a sessão solene de início das atividades legislativas.

  • O prefeito Cícero Lucena destacou o desenvolvimento da Capital, citando diminuição do desemprego e a geração de 14.900 vagas formais de emprego.

“Enquanto João Pessoa gera empregos, a Paraíba respira. Somos o motor que move a economia estadual”.

  • O chefe do Executivo destacou os mais de 180 quilômetros de vias recuperadas, com drenagem, calçadas padronizadas e piso tátil; a implantação do novo padrão de iluminação em Led, com lâmpadas inteligentes, conectadas ao programa João Pessoa Smart City; a criação de 122 quilômetros de ciclovias; a recuperação de 22 praças; e a criação de nove novos parques.

Sobre a implantação do Programa Iniciativa do Futuro, o Pé-de-Meia Municipal, implantado em junho de 2025 para incentivar estudantes a permanecerem na escola, Cicero Lucena destacou que a iniciativa pioneira já colhe frutos.

  • Na área da saúde, Cícero Lucena destacou a reforma de 82 unidades de saúde da família, entre muitas outras ações.

Sobre coleta de resíduos, Cícero Lucena citou que a Capital alcançou o 1º lugar no Brasil em cobertura de coleta de resíduos domésticos e na destinação final do lixo.

  • “Isso significa que nossa cidade é mais limpa, mais organizada, mais respeitosa com o meio ambiente do que qualquer outra capital do País. Somos referência nacional em zeladoria urbana e planejamento municipal”, declarou.

O Chefe do Executivo destacou ainda os esforços na revitalização do Centro Histórico, inclusive com a criação de uma secretaria voltada para a área, gerida pelo vereador licenciado Thiago Lucena.

  • “O Programa Viva o Centro é uma ação para revitalizar essa área. E os números falam por si: mais de 600 empresas aderiram ao programa, recebendo incentivos fiscais, microcrédito com condições especiais, capacitação profissional e intermediação de mão de obra”.

“Ampliamos a poligonal do programa para beneficiar mais de mil imóveis com isenção de IPTU e outros benefícios tributários”, enfatizou Cícero, destacando também as revitalizações de edifícios históricos, como o Hotel Globo e o Conventinho.

Ações em andamento

  • O gestor citou como prioridades:
  1. a conclusão do Mercado Público do Valentina;
  2. a requalificação da Praça Vidal de Negreiros e Rua Duque de Caxias;
  3. a urbanização da Orla Sul;
  4. a reforma do Paço Municipal;
  5. mais uma etapa do Parque da Cidade;
  6. os mercados públicos de Oitizeiro e Rangel;
  7. a ponte sobre o Rio Cuiá;
  8. a nova sede da Guarda Municipal; e
  9. o Anel Viário da UFPB.

  • Com entregas previstas até março de 2026, Cícero Lucena elencou a implantação da Praça Cuiá; as cozinhas comunitárias de Mandacaru, Timbó e Bela Vista; o Parque Linear do Valentina; a ampliação do Campo da Alvorada; a primeira etapa da Avenida Hilton Souto Maior; e uma nova Sala de Exibição Audiovisual.

Cícero Lucena ainda anunciou que, após o Carnaval, vai apresentar o projeto do complexo viário do Altiplano.

  • “É uma obra que vai revolucionar a mobilidade em nossa cidade. Este é um compromisso que assumimos e que vamos honrar”.

“Faremos a licitação ainda em nossa gestão, deixando um legado de progresso e preparando nossa Capital para as próximas décadas”, destacou.

  • Ele citou também que, através de recursos da Agência Francesa de Financiamento, vai implantar um sistema de mobilidade moderno e eficiente nos 4 principais corredores da cidade, com novos terminais de integração e ônibus elétricos.

Leave a comment