No Centro Cultural São Francisco lotado, a morte e ressurreição de Jesus Cristo foram encenadas envolta por música e dança na peça “Paixão de Cristo – Um Musical de Vida”, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope).

“Quem não viu, não tem a menor noção da beleza teatral que está perdendo de assistir”, comenta o Secretário de Comunicação da PMJP, vereador Marcos Vinícius.

“Mas ainda temos uma última chance de contemplar a mágica do espetáculo, que faz sua despedida neste Domingo de Páscoa, às sete da noite”, lembra o titular da Secom Municipal.

A apresentação estreou com o espetáculo realizado na noite da Quinta-feira de Trevas (dia 6), sendo a primeira das seis que acontecerão até este Domingo de Páscoa (dia 9).

Na Sexta-feira Santa (dia 7) e no Sábado de Aleluia (dia 8), as encenações aconteceram em dois horários, às 18h00 e 20h30.

  • Já na despedida, neste domingo (dia 9), o espetáculo começará a partir das 19h00.

“Tivemos a oportunidade em outras gestões de promover os maiores espetáculos da Paixão de Cristo e agora estamos tendo a oportunidade de retomar este trabalho. É uma oportunidade de retomar esta tradição religiosa e de permitir que o público reviva a história de Cristo, dando espaço aos grupos de teatro e dança locais”, afirmou o produtor cultural e vice-presidente da Funjope, Antônio Alcântara.

O ato tem duração de duas horas e mistura as principais passagens da vida, morte e ressurreição de Cristo, com trechos musicais com canções religiosas bem conhecidas do público, como “Hosana nas Alturas”, “Noites Traiçoeiras” e “Aleluia – Alegria dos Homens”.

Uma iluminação marcante e projeções mapeadas na fachada da Igreja de São Francisco completam o cenário fantástico e criativo, dando ainda mais beleza visual ao espetáculo.

  • O ator Henri Castelli representa Jesus e Érika Januza interpreta “Maria, Negra, Mãe de Cristo”.

Os “globais” destacaram a grandiosidade da estrutura montada e a alegria de poder fazer parte do elenco da Paixão de Cristo em João Pessoa.

Além da dupla, a peça conta com a participação de um grande elenco de 40 artistas locais, selecionados por edital público, entre os quais estão: Anna Raquel Apolinário, Dadá Venceslau, Adilson Lucena, Ingrid Trigueiro, Dany Barbosa, Mika Barros, Nelson Alexandre e Vitor Blam.

O espetáculo conta ainda com a participação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e da Companhia Jovem da Prefeitura, dirigidas pela bailarina e coreógrafa Tathiana Rangel.

  • O Presidente da Funjope (diretor-executivo) é o escritor e professor Marcus Alves.

A arquitetura barroco-colonial de 400 anos do Centro Cultural São Francisco é o ambiente propício para contar esta história milenar, num espaço acolhedor, com 1.500 cadeiras e duas arquibancadas.

  • A Paixão de Cristo tem direção de Edilson Alves e texto de Everaldo Vasconcelos.

A peça conta com cenografia e adereços do ator Dadá Venceslau; figurino de Nelson Alexandre; direção musical do maestro Rogério Borges, além da participação do assistente de direção José Maciel.

 

Leave a comment