O governador João Azevêdo inaugurou, nesta segunda-feira (dia 17), em João Pessoa, o Museu do Rádio Paraibano.
Localizado na sede da Rádio Tabajara, o equipamento vem fortalecer a política de criação e preservação de museus, beneficiando setores como educação, cultura e turismo.
Recentemente, foram entregues os Museus da Polícia Militar da Paraíba e da Cidade de João Pessoa.
- Em breve, será a vez do Museu Histórico do Palácio da Redenção.
Na solenidade, prestigiada por empresários, profissionais e acadêmicos da área de Comunicação, além de diversas lideranças políticas, o governador João Azevêdo compareceu ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins.
Para a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, o museu reúne a principal história radiofônica da Paraíba, pois só depois dela é que vieram a surgir aqui no Estado várias outras emissoras.
- “A Rádio Tabajara é equivalente ao Jornal A União, a principal escola do jornalismo impresso; porque a Tabajara é a principal escola do jornalismo radiofônico”, comentou.
O museu é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), liderado pela professora Bernardina Freire de Oliveira.
A solenidade de inauguração do Museu do Rádio Paraibano foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, e pelo executivo da pasta, Fábio Barros; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; pelo deputado estadual João Gonçalves; e por auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Rosália Lucas (Turismo e Desenvolvimento Econômico); Ferdinando Lucena (PB-Tur); Frei Anastácio (Agricultura Familiar); Ronaldo Guerra (Chefia de Gabinete); e Roberto Paulino (secretário de Governo), entre outros.