- Informações coletadas pelo Coronel Onivan Elias – R/R PMPB
Compartilhando a atualização da nossa Coletânea sobre Ataques em Escolas no Brasil entre 23/03 a 27/04. Finalizaremos em 30/04.
Ao mesmo tempo, a foto do Relatório mais recente do FBI sobre Active Shooter in United States 2022 (finalizando a tradução), no item Local.
Constata-se que nos EUA em 2022, o ambiente educacional é o terceiro lugar escolhido pelos criminosos para perpetrar suas atrocidades.
- No Brasil é o primeiro lugar.
Ora, se “A escola é um espaço de acolhimento. É um espaço de aprendizagens. É um espaço de convivência social” (trecho de reportagem), então qual a razão de alunos e ex-alunos estarem desejando “machucar” esse local?
“O discurso de ódio sempre existiu, mas olha o alcance que se tem numa rede social. O que acontece aqui, principalmente pelo Brasil, é a falta de regulação. O que a gente compreendeu é que antigamente esse tipo de assunto era tratado somente na deep web. A partir de 2015, quando começaram a migrar para o que a gente chama de web de superfície, que são todas as redes sociais de hoje, o discurso foi ampliado”, aponta. (trecho de reportagem)
Bom, se já existia desde 2015, então somente em 2023 providências estão sendo mais efetivamente tomadas para mitigar o fenômeno.
- No entanto há muita coisa acumulada nesse “submundo” nesse período.
No mais, é parabenizar as forças de segurança pública, gestores e comunidade escolar que estão comprometidas em evitar que fatos trágicos nos ambientes acolhedores aconteçam.