(… CONTINUAÇÃO DA PARTE 01)

A reestruturação de Cida Lobo, entretecendo realidade e ficção, reafirma que o não dizer é mais importante do que o dizer.

  • Afinal de contas, o que é a ficção senão essa maravilhosa arte de dizer não dizendo?

Neste seu primeiro trabalho, informação que se encontra na orelha do livro, não se sente a hesitação da iniciante, mas a firmeza de quem tem a consciência de que a ficção se constrói entre as fissuras da realidade.

Poliglota, inteligente, culto, conhecendo vários saberes artísticos, da poesia ao cinema, bem como os saberes práticos, como a tradução – embora ele não o seja –, além da desenvoltura em vários idiomas, Le Pera é a complementação de Gardel, cujo magnetismo pessoal, simpatia e carisma, atrai as multidões com sua voz de veludo.

Ambos incompletos, embora se entendam perfeitamente, por causa de seus amores não realizados, a inesquecível Charlotte, para Le Pera; a impossível e jamais tocada Carmen Miranda, para Gardel.

Se os dois poderiam ter as mulheres que quisessem, não têm as que desejam ardentemente.

A falta amorosa é mais um elo na corrente que os une.

  • El día que me quieras, torna-se, definitivamente, em Na noite que me queiras.

Cida Lobo sabe conduzir o leitor com o cuidado de quem guia pessoas por caminhos perigosos.

E seria muito fácil ela própria desviar-se deste caminho, cuja narrativa não esconde o seu encanto por Gardel.

Mas a escritora, com domínio e segurança inequívocos, mantém o controle da narrativa e induz o leitor a se enredar no mistério que envolve a origem de Gardel.

Homem simples, que galgou o sucesso e encantou os palcos internacionais – Nova York, Paris, Rio de Janeiro, Buenos Aires… —, com o poder de sua voz, seu charme e elegância pessoais, ou um semideus, entregue a uma pretensa mãe, às margens do Sena?

  • O romance entretece o mito, o duplo, o Gardel que são dois: um que ganha dinheiro e outro que gasta (p. 58), precisando ambos destacados e bem cuidados para que nenhum deles pereça.

Por outro lado, a marcação cronológica temporal dentro da reminiscência, liga o tempo presente do narrador Le Pera, atravessa o tempo da memória, para se religar, mais uma vez, ao tempo presente inicial, sempre utilizada adequadamente, e funcionando para o leitor, como o cronômetro de uma bomba-relógio, que se espera nunca explodir, ainda que zerado.

Ao lançar a semente da dúvida na cabeça do leitor, Cida Lobo ajuda a consolidar ficcionalmente, o denso mistério e paixão, envolvendo o grande artista, que, no coração de seu imenso público, é imortal e sempre presente. Assim como o mito.

(OBS – FINAL DA CONTINUAÇÃO)

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