Instituição desenvolve estratégias e projetos lúdicos para evitar comportamentos agressivos entre os pequenos.
- O Colégio GGE, referência em Educação Infantil, destaca-se no cuidado e prevenção de comportamentos agressivos na infância, especialmente as mordidas.
Por meio de um projeto pedagógico voltado para a ludicidade e com o apoio do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica do GGE, o SOEP, a instituição tem promovido um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, estimulando formas adequadas de expressão.
As crianças, em seu desenvolvimento inicial, ainda não possuem total domínio da fala e encontram na mordida um meio para se expressar de forma rápida.
Conforme explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do GGE João Pessoa, Roberta Rayanne:
“Como ainda não sabem falar com desenvoltura, as crianças utilizam outros meios para se expressar, a mordida é um deles”.
- Dessa forma, ao morder um amigo, elas estão apenas demonstrando sua vontade de forma mais imediata.
Embora as mordidas possam ocorrer em diferentes situações, é importante que os pais estejam atentos aos comportamentos que podem prevenir esse tipo de agressão.
Disputas por brinquedos, mudanças de rotina e sentimento de perda ou abandono, como a gravidez da mãe ou da professora, são situações que demandam maior atenção.
- “Nessas ocasiões, é sempre bom redobrar o cuidado”, afirma Roberta.
Quanto aos pais, é fundamental que acolham seus filhos que foram mordidos e incentivem a expressão dos sentimentos de descontentamento, sempre ressaltando que a agressão não é a solução.
- “Os pais devem aproveitar a situação para ensinar à criança as regras de convivência e a importância de expressar seus sentimentos por outros meios”, destaca a coordenadora.