Como parte das comemorações da Semana da Pátria, neste 7 de Setembro (quinta-feira), o Exército Brasileiro abrirá o tradicional Desfile Cívico-Militar da Independência do Brasil, na cidade de João Pessoa (PB).
- O Exército Brasileiro, que integra o Destacamento Militar, tem sua tropa constituída por 250 militares no total do efetivo empregado no Destacamento de Parada, sendo eles integrantes das seguintes Organizações Militares:
- Comando e também da
- Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia, do
- 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, do
- 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, do
- Hospital de Guarnição de João Pessoa e da
- Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa. Ainda no Destacamento Militar, desfilarão militares da
- Marinha do Brasil, especificamente da
- Capitania dos Portos da Paraíba.
Ao som da Banda de Música da Guarnição Federal de João Pessoa, além do desfile a pé, haverá o desfile motorizado, com a passagem de viaturas operacionais do Exército e da Marinha.
Também haverá a presença de ex-integrantes do Batalhão Suez, de membros da Associação Paraibana dos Oficiais da Reserva-R2 e um pelotão composto por militares que atuaram em Forças de Paz da ONU, os “Boinas Azuis”.
- No desfile das viaturas, destaque para a presença de duas Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Sobre Rodas “Guarani”.
- O Desfile da Independência será acompanhado pelo General de Brigada Guilherme Langaro Bernardes, Comandante da Guarnição Federal de João Pessoa e Bayeux.
Cabe ressaltar que participam do evento cerca de 500 militares do Exército Brasileiro, envolvidos no desfile, organização, segurança, divulgação e logística da atividade.