O advogado militante e empresário da construção civil, coordenador jurídico de uma Empresa Pública Federal, também Bacharel em Filosofia, produtor rural, escritor, ufólogo e Especialista em Direito Trabalhista, Edir Marcos Mendonça, está disposto a se (re)filiar novamente ao PSB, depois que o Governador João Azevedo fez esse mesmo caminho dele, esta semana, retornando aos quadros do Partido Socialista Brasileiro.

Edir foi um destacado integrante do PT e grande liderança entre os alunos nas greves organizadas na UFPB, pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes), nos anos 1980. Seus companheiros dessa época, tornaram-se ilustres figuras do cenário político, como Anselmo Castilho, Avenzoar Arruda e o ex-deputado estadual Chico Lopes. Ele também tem formação acadêmica pela Universidade Federal da Paraíba em Engenharia Mecânica e Especialização em Direito Financeiro.

Essas referências partidárias que credenciam o trabalho político de organização da legenda feito por Edir, se referem ao PSB, não exatamente ao PT. Mendonça não só se limitou a ser um simples militante, mas assumiu diversas tarefas como dirigente estadual do Partido Socialista Brasileiro e tornou-se o principal articulador da criação de dezenas de diretórios do PSB pelo interior do Estado. Ele nasceu em Alagoa Nova, município que fica na região do Planalto da Borborema, abrangido pela área metropolitana da cidade de Esperança, localizada no Agreste paraibano e reside atualmente em João Pessoa.

Entre seus companheiros da era petista, pode-se citar Mali Trevas, Derval Golzio, Marcus Alves (“Marquinhos”, atual Presidente da Funjope = Fundação Cultural da Cidade de João Pessoa), Deputado Estadual Jeová Campos, diretores dos sindicatos dos Bancários, dos Trabalhadores de Ensino Privado (professores de colégios e escolas particulares) e funcionários da UFPB (Associação de Servidores = ASSUFEP).

Leave a comment