A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na manhã desta quinta-feira (dia 30), para entrega da Medalha “Epitácio Pessoa” – a mais alta honraria do Poder Legislativo Estadual – às delegadas da Polícia Civil, Maísa Félix Ribeiro de Araújo e Cassandra Maria Duarte Guimarães.
O evento, proposto pelo deputado Chico Mendes, aconteceu no plenário Deputado José Mariz e contou com a presença do deputado Taciano Diniz, além de profissionais da Segurança Pública do Estado, familiares e amigos das homenageadas.
- Graduada em Direito, especialista em Direito Penal e Processo Penal e mestre em Ciências Jurídicas, Cassandra Duarte iniciou a carreira na Polícia Civil em 2006, como delegada.
Com experiência na área de gestão pública institucional, com foco em segurança pública e análise criminal, já foi titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa, em Campina Grande – cidade em que nasceu.
Entre 2013 e 2018, Cassandra atuou, ainda, como assessora de Ações Estratégicas da Secretaria de Sergurança e Defesa Social da Paraíba.
- Desde 2019, ocupa o cargo de Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil do Estado.
- A delegada Maísa Félix é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Penal e Processual.
Ela ingressou na Polícia Civil da Paraíba há quase 35 anos, integrando a primeira turma feminina de agentes de investigação.
Como delegada, já atuou como titular das delegacias distritais de Serra da Raiz, Caiçara, Belém e Guarabira, sendo a primeira delegada mulher na cidade.
- Por seis anos consecutivos, ocupou o cargo máximo da Polícia Judiciária do Brejo Paraibano, que abrange 32 municípios.
Em João Pessoa, sua terra natal, e Campina Grande, destacou-se como Delegada Titular da Delegacia da Mulher.
- Entre 2015 e 2022, liderou a Coordenação das Delegacias da Mulher da Paraíba (COORDEAM).
Em seguida, assumiu a 1ª Superintendência da Polícia Civil da Paraíba.
- Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Geral da Academia da Polícia Civil do Estado (Acadepol).