Ancorado nos dados oficiais publicados na página eletrônica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) relacionados aos indicadores de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, no período 2015-2023, pode-se constatar que a partir de 2018 o Brasil vivencia reduções continuadas nesses três cenários.
- Outro ponto a ser destacado é o fato de o ano de 2019 ser o único na mesma série histórica em que todas, portanto 100%, as Unidades Federativas conseguiram reduzir percentualmente os mesmos três indicadores comparados com o ano anterior, no caso 2018.
Se fossemos falar em linguagem “futebolística”, poderíamos afirmar que o time da segurança pública de 2019 aplicou uma “goleada” contra o time de 2023 com o placar final de 19×6.
- Embora houve o aumento significativo de armas de fogo devidamente legalizadas no período 2019-2022, isso não gerou aumentos exponenciais nos crimes violentos letais intencionais como previam alguns comentaristas e estudiosos do fenômeno.
Ao contrário, como demonstrado nos números oficiais, de 2019 em diante manteve-se a tendência de redução desse indicador tendo apenas uma sutil elevação no ano de 2020 e retorno das reduções nos anos seguintes.
- O que ainda precisa ser investigado e estudado com mais profundidade e transparência é o “mitológico” ano de 2019 que demonstrou ser um “outlier”, mesmo os Estados não tendo recebido os mesmos aportes financeiros por parte do governo federal para contribuir com a expansão dos investimentos no setor.
Por fim, é estimular ao estudo e mensuração contínuas no campo da segurança pública por parte das autoridades estatais e demais pesquisadores na busca de mitigarmos o grave fenômeno da violência e criminalidade que assola o Brasil desde tempos pretéritos.
- VEJA ABAIXO, CLICANDO NO LINK, O ESTUDO COMPLETO, COM TODOS OS QUADROS ANALÍTICOS, NA ÍNTEGRA:
Crimes Violentos Letais Intencionais_Brasil_2015-2023_MJSP_Onivan
- FONTE:
Coronel Onivan Elias de Oliveira – QORR/PMPB