- 20 de abril de 1984.
- Data solar pelo nosso calendário gregoriano.
Sábado à noite.
Há exatos 40 anos atrás, nesta nossa Era Cristã.
- Conferência literária incluída na programação oficial da Semana Comemorativa do Centenário de Nascimento de Augusto dos Anjos, também conhecido pelo epíteto de “O Poeta da Morte”.
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Sapé-PB, 20 de abril de 1884 – Leopoldina-MG, 12 de novembro de 1914) ainda não tinha sido eleito por meio de votação popular como “O Paraibano do Século XX”, conforme a TV Cabo Branco/Rede Globo anunciou, em 2001.
- Local: Centro de Treinamento de Professores de Sapé (atualmente batizado oficialmente de CTPS “Professora Idelzuith Gomes de Sá”, desde a sanção da Lei nº 8.793, de 06 de maio de 2009, pelo então governador José Maranhão).
Palestrante:
- RONALDO CUNHA LIMA – Com seu nome completo, Ronaldo José da Cunha Lima (Guarabira, 18 de março de 1936 — João Pessoa, 7 de julho de 2012) foi um advogado, escritor e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Pela Paraíba, foi governador, senador e deputado federal e estadual, ambos durante dois mandatos.
Pela cidade de Campina Grande, foi prefeito por dois mandatos e vereador.
- Também foi conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) e membro da Academia Paraibana de Letras, entre outras atividades políticas, artísticas, literárias e culturais.
- Biografia:
Estudou no Colégio Pio X e no Colégio Estadual do Prata em Campina Grande.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba.
- Foi casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima com quem teve 4 filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce (Gal) Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.
Em 1951 iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, e trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de Dona Nevinha Tavares.
- Tudo isso para custear os seus estudos e ajudar nas despesas domésticas, porque o seu pai, Demóstenes Cunha Lima, ex-prefeito de Araruna, faleceu muito cedo, deixando sua mãe Dona “Nenzinha” com a responsabilidade de criar e educar uma família numerosa.
Carreira política:
Ainda estudante, Ronaldo foi eleito vice-presidente do Centro Estudantal Campinense.
- Começou a sua carreira política sendo vereador de Campina Grande pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), deputado estadual por dois mandatos, e prefeito eleito em 1968, já pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados (pelo AI-5 da Dtadura Militar), passando dez anos inelegível, indo para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro, recomeçando a sua carreira de advogado.
- Anistiado, em 1982, foi reconduzido à prefeitura de Campina Grande pelo voto popular, no seu mandato de 1983/1989.
Foi governador do Estado da Paraíba (1991/1994), Senador da República (1995/2002) e foi deputado federal, eleito em pela 1ª vez em 2002 com mais de 95 mil votos e reeleito em 2006 com 124.192 votos.
Organização da Prefeitura Municipal, na 1ª gestão de José Feliciano Filho (1983 a 1988), a cargo dos seus Assessores Especiais na época, advogado Nelson Coelho e jornalista Giovanni Meireles.
- Agradecimento aos acervos fotográficos particulares:
José Feliciano Filho (Ex-Prefeito)
Noel Barbosa (Pesquisador do site e portal “Sapé de Outrora”)
Antônio Araújo (Ex-fotógrafo oficial da Prefeitura Municipal)
Giovanni Meireles (Biblioteca, hemeroteca, diversos documentos pessoais)