No dia 23 de maio (quinta-feira), o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB), Bergson Vasconcelos, esteve na cidade de Cuiabá-MT, junto com a equipe do Projeto AMAR, para realizar uma visita técnica ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT).

  • O objetivo da visita foi conhecer a obra das novas instalações físicas do LACEN-MT, atualmente em fase de conclusão – e que já são consideradas um modelo nacional dentro dos padrões de qualidade e biossegurança – para auxiliar no estudo técnico preliminar das obras da nova sede do LACEN-PB, previstas para serem iniciadas em 2025.

Acompanhado de uma equipe de técnicos e engenheiros do projeto AMAR, responsável pelo desenvolvimento do novo projeto arquitetônico e de infraestrutura do LACEN-PB, Bergson destacou a importância de observar de perto as soluções tecnológicas e estruturais implementadas no LACEN-MT.

  • “Esta visita é fundamental para entendermos as melhores práticas em termos de infraestrutura laboratorial. O LACEN-MT possui instalações modernas que nos servirão de referência para garantir que a nova sede do LACEN-PB atenda aos mais altos padrões de qualidade e biossegurança,” afirmou o diretor.

Durante dois dias, a comitiva foi recebida pela diretora geral do LACEN-MT, Elaine Oliveira e pelo superintendente de obras da Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso, Lucas Barbosa, que apresentaram detalhadamente cada espaço do novo laboratório e propiciaram um ambiente de cooperação técnica.

  • Houve a oportunidade de conhecer in-loco as instalações voltadas às áreas críticas, semicríticas e administrativas.

  • “Esta visita aqui no LACEN-MT é de grande valia tanto o LACEN-PB, quanto para o Projeto AMAR, para que a gente possa avançar na elaboração do projeto de construção do novo LACEN-PB, que será uma marca histórica para a saúde pública do nosso Estado”.

“A relevância que o LACEN tem para a saúde pública do nosso Estado será reforçada ainda mais através deste investimento do Governo da Paraíba em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento,” comentou Rafael Rabelo, gerente de obras do Projeto AMAR.

  • Rafael Rabelo é Engenheiro Civil📌
  • Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Governo📌
  • Gerente de Obras do Projeto Amar – BID📌

A nova sede do LACEN-PB é uma necessidade emergente, uma vez que a atual estrutura já não comporta a demanda crescente por análises laboratoriais de alta complexidade.

  • Com o apoio do Governo do Estado da Paraíba e em parceria com o projeto AMAR, espera-se que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2025.

A visita técnica marcou um importante avanço no planejamento da nova sede do LACEN-PB, prometendo melhorias significativas para a saúde pública e para a qualidade dos serviços laboratoriais oferecidos à população paraibana.

Leave a comment