- A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta terça-feira (dia 2), o Título de Cidadania Paraibana à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
A proposta foi apresentada pelo presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino
- A solenidade contou com a presença do governador do Estado, João Azevedo.
Na oportunidade, o presidente Adriano Galdino destacou que a Cidadania Paraibana, além de uma homenagem e um reconhecimento, é também um chamamento, um ato que exige do homenageado a responsabilidade de atuar em defesa da Paraíba e dos direitos dos paraibanos.
- “É com muita satisfação que a Assembleia faz justiça concedendo a honraria de cidadã paraibana à ministra, que tem uma enorme lista de serviços prestados ao Estado. Quero que, a partir de hoje, a homenageada sinta-se paraibana e leve na sua alma um pouco da nossa história, que leve no seu coração o propósito de lutar para que tenhamos um país melhor e mais justo para todos”, ressaltou o presidente.
A ministra Esther Dweck veio para a Paraíba participar da solenidade de entrega do Programa Imóvel da Gente, que é voltado para a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, considerando a função social e ambiental, com diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população.
- A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a gratidão pelo Estado.
“Agradeço muito pelo título que me foi concedido hoje pelo presidente da Assembleia, Adriano Galdino. Eu tenho uma relação muito boa com a Paraíba e essa sensação acontece desde a primeira vez que vim aqui. Essa é a terra de uma das minhas grandes referências como economista, que é Celso Furtado. Então, para mim ser cidadã paraibana me torna mais próxima dele, o que é realmente uma grande honra”, disse a ministra.
- Sobre a homenageada
A ministra Esther Dweck é professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Durante o período de doutorado, realizou estudos na Scuola Superiore Sant’Anna, em Pisa, na Itália.
Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Chefe da Assessoria Econômica e Secretária de Orçamento Federal (SOF).
- Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil do Palácio do Planalto, em Brasília-DF.
Em 2021, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther o prêmio de “Mulher Economista do Ano”.