O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley (PSD), cumpriram agenda, nesta sexta-feira (dia 19), na Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
- Eles estão na Europa para a assinatura de um convênio, em Paris, com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O acordo prevê a liberação de 55,4 milhões de euros (R$ 329,4 milhões) para investimentos na capital paraibana.
- Na Agência Espanhola, em Madrid, eles foram recebidos pelo diretor geral da instituição, Ramon Gúsman Zapater.
Cícero e Dinho foram acompanhados, na agenda hispânica, por Antônio Eliseu, coordenador da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável.
- O encontro visou a ampliação da cooperação da Espanha objetivando a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, que é datado com muitas construções do período ibérico.
“Primeiro agradecer, porque foi através da Agência de Cooperação da Espanha que nossos projetos foram apresentados à comunidade europeia e, consequentemente, à Agência Francesa, o que nos permitiu agora esse financiamento”, reforçou Cícero Lucena.
- Ele acrescentou que o encontro desta sexta-feira tratou, também, do resgate de outros projetos.
“Estudamos a possibilidade de retomada do projeto de oficina escola de restauradores, dentro deste projeto maior de recuperação e revitalização do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade”.
- De Madrid, na Espanha, a comitiva pessoense segue para Paris, onde será assinado o contrato com a Agência Francesa de Desenvolvimento.
Os recursos do convênio vão permitir o investimento em obras de mobilidade na capital.
- A ação envolve a construção dos corredores Dois de Fevereiro e Epitácio Pessoa, junto aos Terminais de Integração.
As iniciativas fazem parte do Projeto de Melhoria da Mobilidade e Acessibilidade da região central de João Pessoa e incluem o Projeto de Recuperação e Urbanização de 7,5 km do Rio Jaguaribe.