A apresentação de Beyoncé na abertura do Oscar 2022 contou com a presença de uma instrumentista brasileira: Karoline Menezes, de 33 anos. Paraibana nascida em João Pessoa, a violinista integrou a orquestra que acompanhou a cantora na performance de “Be Alive” (do filme “King Richard: criando campeãs”), música pela qual concorria ao Oscar de Melhor Canção, e também à performance de “No time to die” – “Sem tempo para morrer”, de Billie Eilish e Finneas O’Connell, vencedores na categoria.
“Foi muito maravilhoso tocar com a Beyoncé, ela é um ícone na música em todos os sentidos – como cantora, como símbolo da cultura afro-americana e no mundo inteiro. Foi uma honra muito grande dividir o palco com ela”, conta Karoline.
“Também toquei com a Billie Eilish, que foi uma vibe [vibração] completamente diferente, mas foi muito especial, uma das artistas com que eu mais queria tocar. Sonhava fazer parte do time dela. Foi uma experiência incrível, me sinto extremamente honrada de fazer parte da orquestra de cordas dela nessa apresentação tão épica no Oscar”, completa a artista paraibana.
Essa foi a quarta passagem da musicista em apresentações do Oscar. Em 2015, a violinista tocou com a banda de The Weekend, na faixa “Earned It”, trilha sonora do filme “50 Tons de Cinza”.
Em 2020, subiu ao palco do prêmio para tocar na música “Love Yorself”, com o rapper Eminem. A música faz parte da trilha sonora de “8 Mile – Rua das ilusões”. Em 2021, acompanhou a cantora Celeste, com “Hear My Voice”, música do filme “Os 7 de Chicago”.
Apesar da premiação de 2022 ser ao vivo, a apresentação de Beyoncé foi gravada em uma quadra de tênis para fazer referência ao filme “King Richard: criando campeãs”, que conta a história de Richard Williams, o pai de Venus e Serena Williams, duas das maiores atletas mundiais do tênis. O filme foi protagonizado por Will Smith e lhe rendeu seu primeiro Oscar da carreira, na categoria Melhor Ator.
Nascida na capital paraibana, Karoline mora atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos. Com uma soma de experiências no currículo, como bacharelado, mestrado e pós-mestrado na área musical, a artista começou a estudar música em sua cidade natal, na Escola Estadual de Música “Anthenor Navarro”. No Brasil, tocou na Orquestra Sinfônia Jovem da Paraíba, na Camerata Parahyba e na Camerata Brasílica.
A paraibana já fez apresentações com grandes músicos nordestinos como Chico César, Dominguinhos e Sivuca. Em 2009, foi convidada para participar do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). Após a apresentação ganhou uma bolsa de estudos para bacharelado em música na Azusa Pacify University da Califórnia. Com a oportunidade, se formou em música e performance e passou a trilhar sua carreira internacional.
Em sua trajetória, tocou com diversos artistas do showbusiness. No final do ano passado, dividiu o palco com a cantora Adele, em um show transmitido na rede de tevê norte-americana CBS. Também já se apresentou com Elton John, Snoop Dogg, Queen Latifah, Mary J. Blige e Andrea Bocelli.
Além de marcar presença no palco com artistas e bandas, a violinista faz gravações para trilhas sonoras de filmes e seriados e é professora de música na El Camino College e Youth Orchestra of Los Angeles.
Fonte: Revista Marie Claire
Violinista brasileira fala sobre tocar no Oscar – pt 2 pic.twitter.com/t1LaROG2Hg
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) March 28, 2022