Com a presença do Presidente Nacional do novo PTB, ex-deputado Vivaldo Barbosa, realizou-se nesta terça-feira (dia 29), em Salvador-BA, o I Encontro Regional Nordeste para refundação da legenda, reunindo dirigentes de vários Estados da região.
- O PTB Paraíba fez-se representar pelo seu atual Presidente estadual, ex-deputado Chico Lopes, e pela vice-presidente, Cris Lucena, que avaliaram os resultados eleitorais de 2024, as perspectivas para 2026 e o papel do PTB nesta conjuntura, local e nacional.
Chico Lopes declarou que:
- “Este 29 de Outubro de 2024 foi um dia muito importante na minha vida. Participando de uma reunião regional do Nordeste em Salvador, na Bahia, tratamos do trabalho de acolhimento das assinaturas necessárias para consolidar o nosso Novo PTB”.
“Eu fui indicado por todos os presentes para formar a mesa diretora dos trabalhos, junto com o Presidente Nacional do PTB, Vivaldo Barbosa, o que foi uma grande honra para mim”.
- Os petebistas debateram sobre a organização da campanha nacional de coleta de apoiamentos, para consolidar o novo PTB e elaboraram a “Declaração de Salvador”, documento aprovado pela unanimidade dos dirigentes e que conclama todos os militantes, simpatizantes e apoiadores em geral para darem todos os seus esforços no sentido de coletar as assinaturas necessárias para cumprir a legislação necessária para fundação do novo PTB.
Os dirigentes partidários relataram as diversas conquistas do trabalhismo na história do Brasil, citando a criação dos Ministérios do Trabalho, da Educação, da Saúde e da Previdência Social, bem como a CLT e toda legislação trabalhista que garantiu a jornada de trabalho de oito horas, salário mínimo, férias, décimo-terceiro salário, aposentadoria, etc.
- A Declaração de Salvador afirma que o trabalhismo colocou o Brasil em altos níveis de desenvolvimento, inspirado em líderes como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, por exemplo.