A 4° CNC – Conferência Nacional de Cultura foi realizada em Março de 2024 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília-DF.

  • O evento teve a participação de Nana Rodrigues, historiadora, teatróloga, diretora de teatro, Articuladora Cultural na Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, com atuação centralizada em Guarabira, “A Rainha do Brejo”, de onde emana ações voltadas para os 25 municípios localizados no entorno da “Cidade Luz”.

Nesta terça-feira, dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, celebramos as manifestações artísticas como um pilar essencial da vida humana e um direito fundamental.

  • O ponto mais importante nos avanços recentes é a volta do Ministério da Cultura em 2023, trazendo novas perspectivas e incentivos para o setor.

Essa retomada representa um compromisso renovado com políticas culturais fortes e inclusivas.

  • Outro marco essencial foi a aprovação do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em 2024, após quase duas décadas de mobilização.

Esse marco facilitará a implementação de políticas mais amplas e acessíveis, assegurando o direito à cultura em todas as regiões do país.

  • O orçamento de R$ 4,1 bilhões do Ministério da Cultura para 2023, e o apoio da Lei Paulo Gustavo, que destinou mais de 70% dos recursos ao audiovisual e cinema, são exemplos do compromisso com o fortalecimento da produção cultural.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em março de 2024, também foi um marco, reunindo mais de 3.000 participantes em Brasília-DF para definir as diretrizes do setor, com a presença de gestores e representantes de várias regiões, incluindo a própria Nana Rodrigues e os companheiros “Raminho Talibã” e Tiago Salvador, pelo brejo paraibano.

  • Essas ações refletem o compromisso com a cultura como direito e vetor de desenvolvimento social e econômico, fortalecendo a diversidade cultural e nossa identidade nacional.

Viva a Cultura!
Viva a Cultura Brasileira!

  • FONTE ORIGINÁRIA – Texto de Silvânia (Nana) Rodrigues

Leave a comment