Na noite de quinta-feira da semana passada, dia 21 de novembro, a partir das 18h30, no auditório do Hotel Escola SESC Cabo Branco, localizado na orla marítima de João Pessoa, o Capitão dos Portos da Paraíba (CPPB), Capitão-de-Fragata Ronaldo de Almeida Miranda Junior, ao lado de Matheus Ribeiro, Vice-Presidente da SOAMAR-PARAÍBA, comandaram a Cerimônia de Imposição da Medalha “Amigo da Marinha” que homenageia o Senador Efraim Filho e o Deputado Federal Mersinho Lucena, além do músico Jurandy do Sax e o vereador Thiago Lucena, entre outras autoridades civis.

  • O empresário Marconi Medeiros, Presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba e amigo de nossa Marinha, representou todos os integrantes de Instituições civis de nosso Estado presentes ao evento.

O Presidente da SOAMAR, advogado Marcos Souto Maior Filho (“Markito”) está viajando com a 1ª Dama da entidade, arquiteta e paisagista Bia Campelo, sua esposa, por vários países nórdicos (Finlândia, Dinamarca e Suécia) em férias e, portanto, não pode comparecer à solenidade, mas enviou sua mensagem de abraço aos novos soamarinos através de suas redes sociais.

  • O empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti, deputado estadual Pastor Jutay e o coronel Sérgio Fonseca, Comandante-Geral da Polícia Militar da Paraíba, marcaram presença, entre outras personalidades de destaque.

A medalha amigo da Marinha foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que tenham se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no bom relacionamento com a Força Naval.

  • Foram agraciados na quinta-feira com a medalha:
  1. – Senador Efraim de Araújo Morais Filho
  2. – Deputado federal Mersinho Lucena
  3. – Diretor do Foro da Justiça Federal da Paraíba Manuel Maia de Vasconcelos Neto
  4. – Vereador Thiago Nóbrega de Lucena
  5. – Delegado da Receita Federal Hamilton Sobral Guedes
  6. – Empresário Antônio Fernandes de Melo Barbosa
  7. – Músico José Jurandy Félix, o nosso “Jurandy do Sax” (detentor do título oficial concedido pelo Guiness Book – Livro dos Recordes de maior executor contínuo do Bolero de Ravel, por mais de 3.000 apresentações no pôr-do-sol da praia do Jacaré, em Cabedelo)

  • TRECHOS DA ORDEM DO DIA E DO DISCURSO DO CAPITÃO RONALDO

O Dia Nacional do Amigo da Marinha, serve de pronto para rememorarmos o nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ilustre patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR).

  • No ano de 1979, sob sua liderança visionária, a SOAMAR foi instituída com o objetivo de congregar e reconhecer aqueles que, com esmero e devoção, promovem os valores e tradições da Marinha brasileira.

Atualmente somamos suas 63 representações, além de uma além-mar, em Portugal, no continente Europeu.

  • Ao longo de mais de quatro décadas, essa associação tem desempenhado papel essencial na difusão da importância econômica, ambiental, científica e social das nossas águas jurisdicionais, que compreendem a Amazônia Azul, com seus 5,7 milhões de km² de área marítima, e os mais de 60.000 km de hidrovias navegáveis que cortam o Brasil.

Esta é a natural vocação marítima do nosso País, com seus mais de 8.000 km de Litoral.

  • A “Economia Azul” é responsável por cerca de 20% do nosso PIB (Produto Interno Bruto, que significa a soma de todas as riquezas produzidas pelo país).

No discurso do Capitão Ronaldo, proferido após a exibição de um vídeo educativo, o Comandante da CPPB, ele encerrou a solenidade com as seguintes palavras:

  • “O mar está em tudo!”

“O mar é um grande regulador da vida no Planeta.”

  • “Os 55% do oxigênio presente na atmosfera vêm do mar.”

“O mar é fonte de alimentos; de riquezas minerais; de energia; é via de transporte…”

  • “Como vimos no vídeo exibido aqui, 95% do comércio exterior brasileiro ocorre por via marítima.”

“Pelo mar, através dos cabos submarinos, trafegam as comunicações que estabelecemos com outros continentes.”

  • “Bravo Zulu: Viva à Marinha do Brasil!”

Leave a comment