“Direito e Pós-Modernidade: Sinergia do Patriarcado e Violência Contra a Mulher” é o novo livro de autoria de Jornalista e Advogado Josinaldo Malaquias que será lançado nesta quinta-feira, dia 28, às 19 horas, na Estação Cultural Energisa, em João Pessoa.
- Na oportunidade, o Procurador da República, Professor Universitário e Presidente da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Eitel Santiago de Brito Pereira, fará a apresentação da obra.
O livro de Malaquias, Professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, é uma reflexão acerca do Direito na contemporaneidade, com seus avanços tecnológicos além do advento da sociedade de informação e as consequentes tecnologias interativas, e, paradoxalmente, o desenvolvimento de uma sinergia de um patriarcado extemporâneo rebentada em violências perpetradas contra a mulher que, muitas vezes, redundam na ferocidade do crime de feminicídio.
- Para o Vice-Presidente da Academia Brasileira de Direito, Ricardo Bezerra:
“O pensar filosófico de Josinaldo Malaquias é como uma nuvem cósmica onde temos que pegar os fragmentos das estrelas como fonte de inspiração para solução de um problema. Ele nos traz uma profunda pesquisa para uma imensa reflexão sobre o Feminicídio”.
- A professora Neide Miele, Doutora em Sociologia pela Universidade Jules Verne, Amiens, França, ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e fundadora da Pós-Graduação em Ciências de Religião, ambas na UFPB, ressalta que:
“Essa reflexão de Josinaldo Malaquias é uma importante contribuição para a desconstrução dos estereótipos sexistas da cultura patriarcal que tanto mal tem feito às mulheres, mas também aos homens, embora estes estejam longe de reconhecer isso”.
- Para o Presidente da Academia Paraibana de Direito – APD, Boisbaudran Imperiano:
“O livro Direito e Pós-Modernidade: Sinergia do Patriarcado, advém da ampla cultura o autor, que sem dúvida sabe associar fatos, práxis e normas, com propensão e facilidade quando analisa com profundidade a pós-modernidade e a Ciência da Informação interferindo nos direitos fundamentais e na dignidade da pessoa humana”.
- Josinaldo Malaquias, Advogado e Jornalista militante, é Professor aposentado da UFPB, onde lecionou por trinta e quatro anos.
É Pós-Doutor em Direito Público pela Universidad de Santiago de Compostela – Espanha; Doutor em Sociologia pela UFPB, Mestre em Ciência da Informação pela UFPB e com Especialização em Filosofia pela UFPB.
- É autor de mais dois livros: “Sucursal do Inferno: Informação e Cidadania na Penitenciária e Presídio do Roger” e “Poder e Socialidade: O Contexto Penitenciário Paraibano”.
É detentor da Comenda Epitácio Pessoa, outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.