Um relatório contendo um estudo inédito sobre a cobertura da imprensa a respeito da transição energética no Brasil será lançado no próximo sábado em Santa Luzia, um dos municípios mais impactados pela implantação de usinas eólicas e solares no Nordeste brasileiro.

O trabalho é resultado de levantamento do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, realizado este ano.

Junto com a pesquisa Vozes Silenciadas – Energias Renováveis: A cobertura da mídia sobre a transição energética no Brasil, será lançado o relatório Direito Humano à Comunicação 2023 (Diracom 2023) em evento que acontecerá a partir das 17 horas no auditório de Centro de Ciências e Artes Ernani da Veiga Pessoa, da ONG Café Cultura, parceira do Intervozes no evento.

O lançamento faz parte da 2ª Caravana pelo Direito Humano à Comunicação, que promoverá um debate reunindo representações da equipe responsável pela pesquisa, de movimentos sociais, de agricultores e agricultoras familiares da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e do Cersa (Comitê de Energia Renovável do Semiárido).

A pesquisa Vozes Silenciadas traz uma análise da cobertura da mídia nacional e regional sobre o processo de transição energética no Brasil.

O Relatório Diracom 2023 reúne textos e análises temáticas sobre a Comunicação no primeiro ano do Governo Lula.

  • PARA NÃO ESQUECER
    QUANDO: 14 de dezembro (sábado) 17 horas
    ONDE: Café Cultura – Centro de Ciências e Artes Ernani da Veiga Pessoa
    LOCAL: Rua Quiezinho Fernandes S/N – Bairro N. S. de Fátima – Santa Luzia/PB

  • PARA QUEM QUER SABER MAIS

Direito à Comunicação: um tema urgente

O evento em Santa Luzia também será palco do lançamento do Relatório Direito Humano à Comunicação 2023, que analisa o cenário comunicacional no Brasil no primeiro ano do governo Lula.

Entre os destaques, estão a luta pela democratização dos meios de comunicação e a centralidade do direito à informação no fortalecimento da democracia.

Entre o vento e a terra: a realidade dos agricultores

No Rio Grande do Norte, estado líder na produção de energia eólica, o avanço da transição energética trouxe promessas de desenvolvimento, mas também conflitos.

Em Santa Luzia, agricultores familiares relatarão como a implantação de grandes empreendimentos mudou suas dinâmicas de vida.

Leave a comment