Segundo Fábio Mozart:
Foi batizado na antiga Vila de Espírito Santo, servindo-lhe de padrinho o pai do poeta Augusto dos Anjos, Alexandre Rodrigues dos Anjos.

Segundo Adauto Ramos:
Nasceu em novembro de 1889, no Engenho Melancias, do município de Pedras de Fogo, Paraíba, e hoje pertencente ao município de Sapé.

Foi batizado pelo Vigário Floriano de Queiroz Coutinho, na paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, de São Miguel de Taipú, aos 02.06.1890, com 7 meses de nascido.

Foi apadrinhado por Olívio Marcilio Dias Tavares e o batizado foi realizado em uma capela de São Sebastião do engenho Melancias ou na de São João Batista da povoação de Sobrado.

Mas as contradições não param por aí. Venerado por uns, que o consideram o exemplo de paraibano bem-sucedido no cinema dos Estados Unidos.

E também considerado suspeito, por outros, de ser um agente colaboracionista infiltrado pela polícia política do Estado Novo, regime ditatorial instalado no Brasil por Getúlio Vargas, a partir de 1937, inspirado em seus similares europeus.

Como o Nazismo do Füher Adolf Hitler (na Alemanha), o Fascismo do Duce Benito Mussolini (na Itália), o Franquismo Espanhol, do Generalíssimo Francisco Franco, o Salazarismo Português, do General Antônio de Oliveira Salazar e por aí vai… até o popularismo de Evita e Isabelita, ambas esposas de Juan Domingos Perón, na Argentina.

Seja como for, seguem-se duas versões, ao gosto do freguês, ou melhor do amigo internauta-leitor.

Informações bibliográficas

Título: O brasileiro da Sing-Sing e outros contos da América
Volume 1 da Coleção Felipéia
Autor: Arthur Coelho
Edição: 2ª tiragem gráfica impressa em papel
Editora Universitária, UFPB, 1978
Original da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América do Norte
Digitalizado em 18 de fevereiro de 2009
Numeração com 162 páginas

PS – Solicitamos a quem, por acaso, tenha mais informações sobre a vida e obra de Artur Coelho, por gentileza, faça o obséquio de entrar em contato conosco, pelo celular normal (falando de viva- voz), WhatsApp, Facebook, Twitter, E-mail ou Instagram, nos endereços eletrônicos abaixo:

Celular: (55) 83 9-9903.1337
WhatsApp: Indexar o mesmo número acima
Facebook: @giovanniemmanuelsilvameireles @giovannimeireles @heliusleonlyon
Twitter: @giovannimeirele (sem o “S” no final) e @reportereletron
E-mail: giovanni.meireles@lwmail.com.br – giovannisilva.meireles@gmail.com
Instagram: @giovanniemmanuelsilvameireles – @asserahadammuseleitorcomum

Leave a comment