O diretor superintendente do DER, Carlos Pereira, destacou que esta é a maior obra do Governo da Paraíba de todos os tempos.

  • “Este é um momento histórico para a Paraíba. Estamos construindo a maior ponte que o DER já realizou, com um investimento de quase 500 milhões de reais – meio bilhão de reais. No entanto, o mais importante não é o valor do investimento, mas sim a importância dessa obra para toda a Paraíba”, destacou o superintendente do DER.

Pesquisadores e gerentes executivos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade apresentaram os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que detalhou os meios físico, biótico e socioeconômico da área de implementação do projeto.

  • Durante 8 meses, uma equipe composta por mais de 60 especialistas avaliou os impactos ambientais do projeto e as medidas implementadas para minimizá-los.

Após isso foi feita a apresentação pública do estudo técnico e fornecidas todas as explicações dos especialistas, com a população presente, para realizar perguntas, participando ativamente do debate, em vários locais e diferentes ocasiões.

  • O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) representam a realização de uma estratégia abrangente para compensar, mitigar e retificar os impactos ambientais previstos com a instalação do empreendimento.

Foram delineados 12 programas, que se desdobram em diversas ações específicas, visando eliminar os riscos de degradação ambiental.

  • O estudo está disponível no site abaixo, onde todos podem acessar e conferir os detalhes técnicos.

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  • Crédito das fotos e demais mapas, infográficos e imagens:
  • Bia Melo/DER-PB (Assessoria de Imprensa)
  • As obras da Ponte do Futuro já começaram no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo.

O projeto consiste na construção das duas pontes.

  • A primeira com 2 km ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros.

A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena; e terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) que liga Cabedelo a João Pessoa.

  • O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.

Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais.

  • Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem entre cidades como Natal-RN, João Pessoa-PB e Recife-PE.

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