Nesta segunda-feira (dia 25), vários policiais militares têm um dia inteiro de instrução operacional a ser ministrada pelo Tenente-Coronel Souza Neto, Comandante do BEP-Motos (Batalhão Especializado em Patrulhamento com Motocicletas, antiga ROTAM), no “Circuito Paladino” (pista com padrão internacional para corridas de kart), localizado na zona rural do município do Conde (no sentido da região praieira de Jacumã, Coqueirinho, Gurugi, Tambaba, Tabatinga, etc).
Souza Neto vai dar inicialmente aulas de Direção Ofensiva em motos, utilizando a pista asfaltada do kartódromo, cheia de curvas planejadas para dificultar ao máximo o percurso e facilitar o aprendizado na superação de obstáculos reais, existentes nas ruas e avenidas por onde as motos trafegam durante as operações nas comunidades e outros locais da cidade e também na zona rural. Ainda haverá instrução de tiro prático, com pistola e fuzil.
“Estaremos repassando todos os nossos conhecimentos adquiridos em diversos cursos junto a organismos policiais com atuação em diversas partes do Brasil, como o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro e até mesmo do exterior, como a SWAT de Dallas, no Texas (Estados Unidos)”, explica o Comandante.
O objetivo imediato do curso rápido e intensivo desta segunda-feira é dar forte treinamento para cada um dos PM’s integrantes da unidade “Águia”, buscando assim o melhor nivelamento profissional de todos os policiais militares envolvidos com a tropa especializada.
O curso será aplicado na integralidade da tropa, indo dos comandantes de patrulhas isoladas até os próprios pilotos das motocicletas e também os atiradores de elite (Sniper) que ficam postados estrategicamente na garupa (banco do carona) das motos, durante as operações na vida real, dando proteção a todos os militares pela retaguarda do grupo.