Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (1995), Especialista em Direito Eleitoral (UnP) e Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (2001), o professor, historiador e escritor Renato César Carneiro também vai concorrer à vaga aberta na Academia Paraibana de Letras para a Cadeira de nº 29, vacante desde o falecimento do seu ocupante anterior, o jornalista, músico e compositor Carlos Aranha.
- Renato César é também Aluno da Pós-Graduação (Doutorado) em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museu Argentino (UMSA), Servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba e Professor-Adjunto da disciplina Direito Eleitoral no Curso de Direito da UFPB.
Ele pesquisa e escreve sobre História do Voto na Paraíba, Democracia Participativa e Poder Normativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sediado em Brasília-DF, há vários anos.
- É Autor de diversas obras, entre elas:
- “ELEIÇÕES 2006 – as novas regras do jogo” (2006);
- “CABRESTO, CURRAL E PEIA – A História do Voto na Parahyba até 1930″ (2009);
- “A BAGACEIRA ELEITORAL – A História do Voto na Parahyba (1930 a 1965)” (2011);
- “CASOS ELEITORAIS CÉLEBRES” (Volumes I a VI);
- “FAZENDO O DIABO – O diário da reeleição” (2018);
- Dicionário de Direito Eleitoral (e-book);
- “DEUS E O DIABO NA MORADA DO SOL – As campanhas eleitorais de Padre Levi” (2022);
- DICIONÁRIO DE DIREITO ELEITORAL (2022, em co-autoria) e
- “O CRIME DA RUA DA PEDRA – REALIDADE E FICÇÃO NA HISTÓRIA DE UM PROCESSO JUDICIAL EM PATOS/PB”.
- Renato César Carneiro é também Sócio do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PATOS (IHGP), do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO (IHGP) e da ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS JURÍDICAS (APLJ).