A diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) entregou, oficialmente, na tarde desta segunda-feira (17), o prêmio Assembleia Cidadã, à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pelo Projeto “Rompa o Ciclo da Violência”.

  • A solenidade aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e reuniu parlamentares de todo o país, que participaram, pela manhã, na Casa de Epitácio Pessoa, de uma reunião extraordinária da Unale.

A premiação foi entregue pela ex-presidente da Unale, deputada Tia Ju, parlamentar carioca .

  • O prêmio tem como objetivo relevante, valorizar e promover políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos Estados-membros da Federação alinhados à modernização dos serviços legislativos prestados.

Na edição de 2024, a Assembleia Legislativa da Paraíba conquistou o prêmio na categoria Atendimento ao Cidadão com o projeto “Rompa o Ciclo de Violência”, uma campanha de iniciativa da Comissão da Mulher da ALPB, que é presidida pela deputada Camila Toscano, com apoio de todas as deputadas:

  1. Sílvia Benjamin (vice-presidente da Comissão),
  2. Cida Ramos,
  3. Danielle do Vale,
  4. Jane Panta,
  5. Doutora Paula e
  6. Francisca Mota.

A ideia foi abraçada e levada adiante pelo presidente Adriano Galdino e uma equipe técnica formada pelos servidores da Casa:

  1. Rosana Gadelha,
  2. Martha Carolina,
  3. Anna Georgea Feitosa e
  4. Letiza Almeida.

A implementação do Rompa o Ciclo da Violência contou, ainda, com a participação do:

  1. secretário legislativo, José Neto; das
  2. Ouvidoras da Casa: Nilda Aguiar e Miranda Cândido, além do apoio direto
  3. do diretor de Comunicação da ALPB, Marcos Wéric, e do
  4. coordenador geral da TV Assembleia, Wellyton Queiroz.

Ao explicar a entrega da comenda à ALPB, a deputada Tia Ju, do Rio de Janeiro, destacou que a premiação é um grande reconhecimento em um dado muito específico; um reconhecimento no mês da mulher.

  • A deputada Camila Toscano, que representou o deputado Adriano Galdino, presidente da Casa de Epitácio Pessoa, na solenidade, ressaltou que a ALPB faz um trabalho fantástico em defesa da mulher paraibana.

“Ao recebermos esse prêmio nacional, esse reconhecimento nacional, estamos mostrando que nós estamos no caminho certo. Que o nosso trabalho na Comissão das Mulheres tem dado fruto e tem mostrado que merece esse reconhecimento. Então, eu estou muito feliz. Isso é a coroação de um ano e muito trabalho em prol das mulheres paraibanas”, disse.

  • Pela manhã, durante a reunião da Unale, o presidente Adriano Galdino destacou que o prêmio conquistado no ano passado, pela Assembleia Legislativa da Paraíba “é muito valoroso”.

“Aproveitamos para agradecer a todos os funcionários da Casa, aos deputados e deputados, por nos proporcionarem essa oportunidade de, como presidente, sermos premiados por gestão, por compromisso com a Paraíba e com os paraibanos”, disse.

  • Também prestigiaram o evento, compondo a Mesa dos Trabalhos, os deputados:
  1. Sérgio Aguiar (PSB-CE),
  2. Gabriel Picanço (Republicamos-RR),
  3. Antônia Sales (MDB-AC), além das deputadas paraibanas
  4. Francisca Motta (Republicanos) e
  5. Jane Panta (PP) e a
  6. prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino.

  • O “Rompa o Ciclo da Violência” faz parte de um esforço contínuo da ALPB para levar informações a regiões mais afastadas, além de ser uma iniciativa inovadora no combate à violência contra as mulheres.

O objetivo é ir além de sessões e debates, buscando impactar a sociedade.

  • Um dos principais focos do programa é a interiorização.

Com o objetivo de alcançar mulheres em áreas mais remotas da Paraíba, a equipe do “Rompa o Ciclo da Violência” tem realizado palestras e workshops em diversas cidades paraibanas, abordando temas cruciais sobre violência e seus desdobramentos.

  • A equipe envolvida realizou diversas visitas institucionais aos órgãos públicos do Estado, para fortalecer parcerias, e participou de eventos públicos, como as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE), por exemplo.

Além disso, a ALPB oferece às mulheres vítimas de violência atendimento médico, odontológico e psicológico no setor médico da Casa Legislativa.

  • O programa também disponibiliza vagas na creche e cursos através da Escola do Legislativo.

As Frentes Parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) são uma associação de deputados estaduais, de caráter suprapartidário, destinadas a promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas sobre um tema específico.

Leave a comment