O professor da Universidade Federal da Paraíba (UEPB), Sergio Rolim Mendonça, foi convidado para ser um dos palestrantes de destaque no Fórum Hondurenho de Água e Saneamento (FHAS 2025), evento que integra as celebrações do Dia Internacional da Água (22 de março, neste próximo sábado).

  • O convite, emitido pela Universidade Politécnica da Inovação (UPI) de Honduras, reconhece a trajetória do pesquisador paraibano no desenvolvimento de estratégias de saneamento sustentável, com ênfase em comunidades vulneráveis.

Sergio Rolim Mendonça possui o título de M.Sc em Controle da Poluição Ambiental na Leeds University, Inglaterra.

  • A participação do professor paraibano e pessoense no FHAS 2025 reforça o protagonismo da ciência paraibana em temas globais, como o acesso à água e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O pesquisador abordará o tema “Alcantarillado Condominial – Una Estrategia de Saneamiento para Alcanzar los Objetivos del Milenio en el Contexto de los Municipios Saludables”, no auditório do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE), em Tegucigalpa.

  • Sua palestra será transmitida via Zoom para uma plateia formada por autoridades, acadêmicos e estudantes de vários países.

O sistema de esgotamento sanitário condominial, tema central da palestra do Dr. Rolim, é uma tecnologia social pioneira desenvolvida no Brasil, com aplicações bem-sucedidas em regiões do Nordeste, incluindo a Paraíba.

  • O modelo, que reduz custos de implantação e amplia o acesso ao saneamento em áreas periféricas, já foi replicado em países da América Latina e África.

A escolha do professor paraibano para discutir o tema reflete não apenas sua expertise, mas também o reconhecimento internacional das pesquisas realizadas na UEPB.

  • Ele já trabalhou na maioria dos países das Américas como funcionário da Opas/OMS, exercendo consultoria nas áreas ambiental e de sistemas de águas residuais.

Publicou onze livros na área de tecnologia de água e esgotos, destacando-se Sistemas de Lagunas de Estabilización, McGraw-Hill, com cerca de oito mil exemplares vendidos na Espanha e América Latina, e um livro de memórias.

  • É membro fundador e ex-presidente da Academia Paraibana de Engenharia, professor emérito da UFPB e, com sua sapiência, atua na condição de membro atuante da Confraria de Mirabeau Dias.

Leave a comment