A semana vindoura, que compreende os próximos dias entre 24 e 28 de março, será marcada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pela realização de sessões especiais para debate sobre a erosão costeira de João Pessoa.

  • A primeira sessão acontece nesta próxima segunda-feira (24), a partir das 14h, para debater sobre a erosão costeira da capital.

O vereador Fábio Carneiro (SDD) é o autor da propositura.

  • Na sua justificativa, o vereador afirmou que “a erosão costeira em João Pessoa representa uma grave ameaça ambiental, social e econômica, exigindo medidas urgentes para a sua contenção”.

Outro parlamentar reforça a importância de discutir possível despejo de esgoto em praias e rios de JP.

  • Para o vereador Fábio Lopes (PL), é necessário discutir o tema na CMJP o quanto antes que o problema aumente.

Diante da repercussão nacional negativa e da igual propositura do também parlamentar Fábio Carneiro (SDD) sobre o possível despejo irregular de esgotos nas praias e rios de João Pessoa, o vereador Fábio Lopes (PL) reforçou a importância de discutir o assunto na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

  • “Esta Câmara pode ser protagonista nisso, pode trazer uma solução para João Pessoa. Isso foi veiculado nacionalmente e pode ter certeza que vão sair mais matérias sobre o tema”.

“É um problema que existe não apenas no Rio Jaguaribe, mas, em outras localidades também”, explanou.

  • O parlamentar acredita que parte do problema enfrentado é devido ao pouco conhecimento da população sobre a temática:

“Isso surge de uma situação cultural. Temos que fazer uma grande campanha para que a população seja cada vez mais consciente, para cuidar de João Pessoa”.

  • “Cuidando da cidade, teremos desenvolvimento e, com mais desenvolvimento, teremos mais recursos financeiros”.

“E Com isso, conseguiremos ter um IDH maior e gerar mais emprego e renda, porque isso é uma grande cadeia produtiva”.

  • Fábio Lopes também falou sobre habitação e mobilidade urbana.

“Temos uma ideia para a construção da Marginal Jaguaribe, uma grande avenida para desafogar a mobilidade urbana. A obra não pararia a cidade de João Pessoa, podendo ser construída em módulos”.

  • “Isso ajudaria muito a trazer desenvolvimento e resolver grande parte dos problemas da população. Nessa grande avenida, podem-se trabalhar os modais veículos, BRT, uma grande ciclovia cruzando toda a cidade e até uma ligação com o VLT. É uma grande obra que esta Casa Legislativa precisa discutir”, sugeriu o vereador.

“O rio está chorando, a população está chorando. E nós, os 29 vereadores, podemos ser os artesões que começaram esse trabalho. Precisamos trazer o Estado, os deputados federais e senadores, para colocar emendas parlamentares e, então, termos soluções viáveis”, enfatizou.

  • O vereador afirmou que já solicitou uma data próxima para a realização de um debate no Legislativo Municipal.

Leave a comment