Existiu uma movimentação intensa na manhã e início da tarde desta segunda-feira (dia 02) por parte de várias equipes da Polícia Federal na região do futuro Açude de Gurinhém, que está sendo projetado para construção na região ribeirinha da comunidade de Barra de Antas, localizada na zona rural entre os municípios de Sapé e Sobrado, como parte das obras de implantação do Canal Acauã-Araçagi (Vertentes Litorâneas).
A presença dos policiais federais se justifica pelo fato de estarem vasculhando a área para escolher o melhor local para realização de uma visita técnica, instalação de palanque e transmissão por TV (ao vivo, pelo Canal Brasil) de um ato público, tudo isso no sentido de fazer a preparação da visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) na próxima quinta-feira (dia 05).
O local exato ainda está para ser definido, mas deve ser mesmo nessa região, aonde não existe até agora nenhuma obra feita na estrutura planejada do Canal Acauã-Araçagi, pelo Governo do Estado, nem na atual gestão e nem na anterior.
O motivo político e estratégico é que o Presidente não quer “se contaminar” com os trechos que já foram feitos por Ricardo Coutinho (PT) e João Azevedo (PSB), respectivamente ex-governador e o atual mandatário do Palácio da Redenção.
Bolsonaro quer visitar um trecho novo das Vertentes Litorâneas, que esteja sendo projetado apenas a partir de agora, só da gestão dele para os próximos anos, como a construção de novas barragens e outros canais abertos e tubulação passando por debaixo da terra, cruzando estradas federais como a BR-230 e BR-101 e outras estradas estaduais, como as PB-073 (Café-do-Vento a Sapé), PB-041 (Capim a Mamanguape) e PB-057 (Guarabira a Araçagi), por exemplo.
De acordo com os organizadores da visita Presidencial, a viagem de Bolsonaro e a região que deverá ser visitada por ele está com índice de praticamente 99,9% de confirmação.
Daqui para a próxima quarta-feira (dia 04), o Presidente confirma mesmo se ele vem esta semana à Paraíba, comparecendo pessoalmente a essa região da Várzea e Agropastoril do Baixo Rio Paraíba, ou se só visitará Campina Grande apenas durante o São João, no próximo mês de junho.
A vinda de Bolsonaro para Campina Grande, ao “Parque do Povo” e ao “Maior São João do Mundo”, poderá acontecer logo na abertura do evento, no encerramento das comemorações aos Santos Padroeiros dessa época do ano, aqui no Nordeste, ou em outro dia qualquer das 30 noites de festa junina.
Por enquanto, já está tudo sendo preparado, mas ainda falta a confirmação do próprio Presidente. Estas informações foram devidamente checadas com pessoas que têm acesso à alta cúpula do Palácio do Planalto, em Brasília-DF.
Realmente está agendada uma visita de Bolsonaro à Paraíba pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), com serviço de segurança já sendo feito através de levantamentos em campo, por agentes da Polícia Federal, em caráter preventivo da precursora presidencial.