O evento de lançamento da ‘Alê Câmara’ ocorreu nesta segunda-feira (dia 28), na agência Sin Comunicação.

  • Mais interação e facilidade no acesso aos serviços e informações sobre a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Esses são os objetivos da ‘Alê Câmara’, a nova assistente virtual do Legislativo Municipal, lançada nesta segunda-feira (dia 28), na agência Sin Comunicação.

  • Na oportunidade, a ferramenta foi apresentada aos vereadores e à imprensa no auditório do Ilha Tech.

Sobre a importância da nova assistente, o presidente da Casa Legislativa, Dinho Dowsley (PSD), destacou:

  • “A gente precisa se atualizar e usar ferramentas que tragam a população para mais perto. Os vereadores e a Mesa Diretora estão aqui para conhecer esse novo canal virtual, que é fundamental para a Câmara seguir avançando e interagindo com a população”.

Ele afirmou que o sistema já está disponível para a população: “O chatbot já está à disposição. A gente já pode interagir, já pode fazer perguntas”.

O diretor de comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior, reforçou:

“O objetivo é a interação, a possibilidade de encurtar a distância entre a população e os vereadores, que são aqueles que receberam a confiança através do voto do cidadão”.

  • “No nosso site, há uma aba através da qual qualquer cidadão já pode acessar a Alê para obter informações, criar um diálogo com os vereadores, sugerir leis. Então, a Alê, assim como a TV Câmara, a Rádio Câmara, as redes sociais e o Portal da Câmara, tem esse papel de integrar os vereadores com os cidadãos”.

O desenvolvedor Humberto Ramalho e a especialista em marketing Germana Samara, ambos da Sin Comunicação, falaram sobre o funcionamento e as ideias que conduziram o processo de criação da ferramenta.

  • “Essa solução é voltada para o WhatsApp, para gerar um acesso intuitivo ao cidadão em um canal que hoje está disseminado em 99% dos smartphones do Brasil”.

“No primeiro contato com a Alê, automaticamente cria-se um canal de relacionamento com o usuário, porque, pelo número de acesso e o nome cadastrado, no segundo contato ela já consegue identificar e chamar o cidadão pelo nome”.

  • “Depois, já com esses dados, será possível metrificar as informações que o usuário acessou. A gente vai conseguir entender o comportamento do cidadão e isso dá aos vereadores a capacidade de produzir trabalhos em cima das demandas da sociedade”, exemplificou Humberto.

  • Germana acrescentou:

“É impossível, hoje em dia, falar de comunicação sem a curva do dado, sem a informação. O dado traz a responsabilidade, o fato, a informação necessária e precisa”.

  • “Quero enfatizar a nossa preocupação em humanizar a Alê, em transformá-la em uma pessoa jovem, porque a Câmara vem nessa vanguarda, trabalhando passado, presente e futuro”.

  • Emanuele Henrique, servidora efetiva da CMJP, inspirou as feições da nova ferramenta.

“É uma honra representar o perfil da mulher paraibana, de cabelos cacheados e pele morena, além de trazer humanização para a ferramenta e representar o corpo de efetivos da Câmara”.

  • “Atualmente eu já respondo pelo e-SIC [sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão], outra ferramenta da Casa que permite à população encaminhar solicitações a seus representantes. As informações mais técnicas acabam caindo diretamente para mim. Agora, a população também tem disponível a Alê Câmara”, explicou.

Leave a comment