• Entre os anos de 1944 e 1945, mais de 25 mil militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) cruzaram o Oceano Atlântico para se juntar ao esforço Aliado no combate ao totalitarismo na Europa.

O Brasil foi o único país latino-americano a enviar tropas para combater durante o maior conflito armado da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

  • Para honrar este feito, o 1° Grupamento de Engenharia realiza, durante toda esta semana, programação comemorativa dos 80 anos da vitória da FEB, que incluem atividades como: palestras, formaturas militares e concerto musical.

Neste dia 8 de maio, o Dia da Vitória, que marca a rendição formal da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, encerrando o conflito na Europa, o 1º Gpt E realiza uma cerimônia especial para homenagear os paraibanos que integraram as tropas brasileiras no conflito.

  • No município de Santa Luzia, o General de Brigada Alessandro da Silva, Comandante do 1º Gpt E, presidirá uma formatura militar e fará a doação de uma placa em homenagem aos integrantes da FEB na Paraíba.

Ao todo, 2.794 nordestinos foram convocados.

  • Destes, trezentos e quarenta e nove eram paraibanos.

Santa Luzia foi um dos municípios paraibanos que enviou parte desses combatentes e possui, desde 2014, um monumento aos Expedicionários, simbolizando a gratidão e o respeito da comunidade e servindo como uma permanente lembrança dos sacrifícios feitos pelos pracinhas locais.

  • Serviço:

Solenidade Militar em Comemoração aos 80 anos da vitória dos aliados na II Guerra Mundial
Data/hora: 08/05/2025, às 10h30
Local: Monumento dos Pracinhas – Rua dos Pracinhas – Antônio Bento (BR-230) – Santa Luzia/PB

Leave a comment