A formatura militar contou com a presença de autoridades civis e militares; tropas e seus respectivos comandantes do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (Caicó-RN), do 16° Regimento de Cavalaria Mecanizado (Bayeux) e do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (Campina Grande); além da assistência da população local.
- Durante o evento, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional com a participação de autoridades locais, familiares dos ex-combatentes, como a Srª Dagmar Nóbrega, esposa do Ex-combatente João Gambarra, e de alunos da Escola Estadual Integral Técnica Padre Jerônimo Lauwen.
Em seguida, o General de Brigada Alessandro da Silva, Comandante do 1º Gpt E, realizou a doação de uma placa em homenagem aos integrantes da FEB na Paraíba à Prefeitura Municipal.
- Ainda no transcorrer da formatura, em sua palavras, o General Alessandro parabenizou o Município pelo Monumento erguido em 2014, que é prova da importância que a comunidade local dá a história dos seus ex-combatentes.
Destacou também, que a presença da tropa revela a importância que o Exército dá a memória dos heróis que combateram na 2ª GM, e que atos como esse demonstram a Integração do Exército com a sociedade.
- Encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante, honrando assim a memória dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira.
Ao todo, 2.794 nordestinos foram convocados, destes, trezentos e quarenta e nove eram paraibanos.
- Santa Luzia foi um dos municípios paraibanos que enviou 29 pracinhas à Itália e contou com 64 desses ex-combatentes na defesa do litoral.
O monumento erigido, pelo município, aos Expedicionários simboliza a gratidão e o respeito da comunidade e serve como um lembrete permanente dos sacrifícios feitos pelos pracinhas e ex-combatentes locais.
- IMAGENS DO VÍDEO ABAIXO SÃO CORTESIA DO:
- Café Cultura – Santa Luzia-PB