O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, através do seu Presidente, Advogado Jean Patrício, divulgou neste domingo (dia 15), a programação oficial da “Semana dos Museus”, que será realizada pela entidade, com apoio nacional do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
O evento começa nesta segunda-feira (dia 16), com atividades programadas para acontecerem das 08:30 às 11:30 horas, no prédio-sede onde funciona o próprio IHGP, no centro da cidade de João Pessoa, situado à rua Barão do Abiaí, Nº 64, no centro da cidade.
Às 08:30 horas haverá uma Visita Técnica ao Acervo Permanente mantido pelo Instituto, mediada pelos historiadores Jean Patrício (Presidente do IHGP) e Rui Leitão (Sócio Efetivo, Diretor de Rádio e TV da EPC – Empresa Paraibana de Comunicação/Tabajara AM & FM e ainda integrante da Academia Paraibana de Letras, recém-eleito com assento na Cadeira Nº 28).
Logo em seguida, às 09:30 horas será realizada uma Mesa Redonda sobre a temática “Autoritarismo, repressão e propaganda: A Paraíba na Era Vargas (1937-1945)”.
Os palestrantes convidados são os pesquisadores e professores Martha Falcão Morais Santana, Eliete Silva Gurjão e Waniéry Loyvia Almeida Silva.
Na manhã seguinte, terça-feira (dia 17), das 08:30 às 12:00 horas, haverá outra visita mediada pelo IHGP ao acervo da instituição, dessa vez com alunos de cursos de graduação universitária, tendo como foco principal a difusão do repositório material e imaterial da entidade centenária, a mais antiga em funcionamento até os dias de hoje, aqui no Estado, completando agora em 2022, 117 anos de fundação.
Já no próximo dia 21 de maio (sábado vindouro), das 09:00 às 10:00 horas, será proferida uma palestra sobre o “Poder dos Museus”, com visita ao acervo do IHGP, abordando sua importância cultural para a sociedade paraibana, ao longo de todos esses anos de serviços prestados à preservação da memória e historiografia local.
Em seguida, às 10:00 horas, no mesmo prédio, será feito o lançamento da Revista Nº 46 do IHGP, com apresentação do Presidente Jean Patrício do trabalho realizado pelo jornalista José Nunes, fotógrafo Antônio David e editor Juca Pontes.
Logo depois, às 10:30 horas haverá o lançamento da obra intitulada “O tribuno Castro Pinto e sua época”, de autoria do escritor Flávio Ramalho de Brito.
Grande parte desses eventos será realizada no novo auditório do IHGP, completamente restaurado e reformado na atual gestão do Presidente Jean Patrício, inclusive com reposição do telhado, forro e piso originais, em madeira-de-lei.
O Instituto teve sua fundação em 1905, no Liceu Paraibano, durante as comemorações da data da Independência do Brasil, o famoso Grito do Ipiranga, proclamado por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, cujo Bicentenário também ser objeto de celebração pelo IHGP, ainda este ano.