A PROPEX realizará no próximo dia 3 de junho (terça-feira), às 9h00, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, Campus sede da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), mais um “Diálogos Extensionistas”, atividade que objetiva colocar em pauta temas de interesse da nossa comunidade acadêmica e, também, da comunidade externa.

  • O tema, dessa vez, trará para o centro do debate um modo de fazer extensão universitária, caracterizado pela profunda sintonia com a sociedade.

Esse modelo se confunde com a própria história da UFPB, antigo Campus II, hoje UFCG.

  • Em João Pessoa haverá uma sessão independente de lançamento do documentário no dia 5 (próxima quinta-feira da semana vindoura), às 19h00, no auditório 411 do CCHLA, no campus I da UFPB.

A memória, nesse sentido, será o caminho a partir do qual o debate será promovido e contará com a presença do ex-professor da UFPB/campus II, José Roberto Novaes, um dos diretores do documentário “Memórias e Utopias”, que será exibido como um tributo ao saudoso professor João Otávio Paes de Barros Júnior.

  • O documentário resgata a significativa participação de João Otávio Paes de Barros Junior no trabalho desenvolvido por um grupo de professores dos Mestrados em Economia e Sociologia, do Centro de Humanidades da UFPB, hoje UFCG.

Este documentário reafirma a importância do uso de imagens no trabalho de pesquisa, ensino e extensão.

  • Ao mesmo tempo retrata, também, aspectos de sua militância política na sociedade.

O objetivo dessa homenagem póstuma ao professor João Otávio é contribuir para a reflexão sobre as conexões entre o saber popular e o conhecimento acadêmico e encorajar nossa comunidade universitária a realizar ações de extensão, pesquisa e ensino sintonizadas com os desafios do nosso tempo, e a transformação da sociedade, sobretudo na direção da justiça social, da sustentabilidade e do bem estar comum.

  • Documentário “Memórias e Utopias”
    Direção: Beto Novaes e Eduardo Donato
    Roteiro: Beto Novaes
    Edição: Eduardo Donato
    Pré-edição: Sara Kawany Ferreira

Leave a comment