No dia 26 de junho (uma quinta-feira), evento gratuito promove cultura, protagonismo LGBTQIAPN+ e diálogos sobre diversidade e inclusão no ecossistema de inovação.

  • Junho é reconhecido mundialmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, um período dedicado à celebração da diversidade, à visibilidade das identidades e à luta por direitos e respeito.

A escolha do mês remonta à Revolta de Stonewall, em 1969, quando pessoas LGBTQIAPN+ reagiram à violência policial em um bar de Nova York, marcando o início de um movimento global por igualdade e dignidade.

  • Desde então, o mês de junho tornou-se símbolo de resistência, memória e afirmação — um convite à construção de sociedades mais justas, plurais e inclusivas.

Em sintonia com esse movimento, o Centro de Inovação e Impacto Ilha Tech, localizado em João Pessoa (PB), promove no próximo dia 26 de junho, às 18h, a primeira edição do Ilha Pride.

  • O evento gratuito e aberto ao público marca o compromisso do hub com a diversidade, a inclusão e a construção de cidades mais humanas e igualitárias.

Com o tema “Orgulho que ecoa em todos os espaços”, o Ilha Pride reúne nomes importantes do ativismo, da psicologia e da comunicação para dialogar sobre desafios, conquistas e caminhos para fortalecer o protagonismo LGBTQIAPN+ dentro e fora do ecossistema de inovação.

  • A programação começa com um espaço de networking, seguido da abertura oficial e duas palestras.

O jornalista e criador de conteúdo Mateus Silomar traz a palestra “ORGULHO em caixa alta: Vivências de um LGBT+ na comunicação”, enquanto o psicólogo Jhonatan Felipe aborda o tema “Entre a liberdade e o burnout: Desafios de ser LGBT+ nos espaços de trabalho”.

  • Em seguida, acontece o painel “Corpos políticos, Vozes livres: A luta por existência em todos os espaços”, com a participação de Dhell Félix (presidente da ONG Iguais LGBT+) e Ginaldo Figueiredo (presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-PB).

O evento também contará com a entrega do Selo Iguais de Diversidade e uma apresentação especial da drag queen Sula Star.

  • Criado como uma endocomunidade do Ilha Tech, o Ilha Pride tem o propósito de fortalecer, conectar e impulsionar o protagonismo LGBTQIAPN+ dentro do ecossistema de inovação e impacto.

Mais do que um coletivo, o projeto se posiciona como uma força articuladora entre pessoas, organizações e territórios, promovendo formações, articulações e projetos com foco em diversidade, equidade e inovação social.

  • Segundo Sevy Ramo, fundador da Zandir e gestor e líder de comunidades do Ilha Tech, “falar sobre diversidade não é mais uma opção, é uma urgência’.

A inovação só é verdadeira quando carrega a pluralidade das vozes que constroem o futuro — e essas vozes precisam ser ouvidas com respeito, visibilidade e espaço real de poder.

  • “Como homem gay e nordestino, eu sei o que é se calar para caber em lugares que não foram feitos para nós”.

“Mas também sei o poder de se reafirmar, de ocupar com coragem, de transformar dor em movimento”.

  • “No Ilha Tech, criamos o Ilha Pride como uma resposta concreta: um espaço onde ser quem se é não apenas é aceito, mas celebrado”.

“Porque toda pessoa LGBTQIAPN+ que ousa existir e liderar está, por si só, inovando o mundo.”

  • Ao sediar o Ilha Pride, o Ilha Tech reafirma seu papel como agente de transformação e espaço seguro para todas as formas de existência, ampliando o compromisso com a construção de um futuro mais justo, plural e inclusivo.

Leave a comment