• A abertura da exposição Pinturas e Poesias – Cordel Ilustrado, do projeto cultural do Canoa dos Camarões, trouxe a força da identidade cultural do Nordeste em período de festejos juninos para o ambiente de gastronomia.

A mostra fica exposta até o dia 25 de julho, depois de uma noite memorável de lançamento, que homenageou o poeta e repentista Oliveira de Panelas.

  • Cordel Ilustrado une obras com xilogravuras de Josafá de Orós e Marcelo Soares com poemas de:

  1. Boisbaudran Imperiano,
  2. Claudete Gomes,
  3. Marconi Araújo,
  4. Expedito de Arruda,
  5. Flávio Petrônio,
  6. Thiago Alves,
  7. Raniery Abrantes e
  8. Sander Lee.

O evento de lançamento contou com um Sarau Poético, aberto pelo poeta e repentista Oliveira de Panelas, ao lado do parceiro Paulo Cruz.

  • Na ocasião, ele foi homenageado com um diploma de honra ao mérito em nome do projeto cultural do Canoa dos Camarões e do Pinturas e Poesias.

“Eu acho que chegou o tempo exato daquilo que foi escanteado, menosprezado e discriminado. Agora, vem como o sol brilhante tirando aquelas nuvens que não tão funcionando e que, às vezes, ficam só interrompendo a aurora”.

  • “Esse projeto não é humano – é sublime, é sagrado e é divino”, declarou emocionado Oliveira de Panelas.

A noite que celebrou o cordel e a poesia popular no restaurante foi um momento único para os demais poetas.

  • “É uma alegria enorme ter o Canoa dos Camarões abraçando esse projeto na nona edição, ter uma casa que valoriza cultura”, falou Boisbaudran Imperiano, um dos idealizadores do Pinturas e Poesias que se integrou ao projeto cultural da casa.

Para o poeta Raniery Abrantes, o projeto é muito importante para cultura popular e de um modo geral.

  • “O ambiente é aconchegante e nos recebeu de braços abertos com grandes ícones da poesia como Oliveira de Panelas, Marconi Araújo Thiago Alves, Claudete Gomes”.

O poeta Marconi Araújo lembrou que o cordel brasileiro é patrimônio cultural e imaterial deste país e merece a visibilidade que o projeto trouxe.

  • “O estabelecimento está dando essa oportunidade aos poetas de terem esse espaço de divulgação do seu trabalho e poderem transmitir aquilo que é tão importante: a nossa identidade cultural para todos que visitam. As obras estão belíssimas”.

Segundo o curador do projeto cultural Antônio Cláudio Massa, outros eventos estão sendo programados para acontecer até o final da exposição Cordel Ilustrado.

  • “Ficamos bastante felizes com o resultado e por ver isso estampado no rosto das pessoas”.

“O projeto cultural do Canoa está ascendendo, está vivo e pulsante e sendo prestigiado por personalidades e autoridades”.

  • SERVIÇO

EXPOSIÇÃO
Nome: Pinturas e Poesias – Cordel Ilustrado
Local: Restaurante Canoa dos Camarões, avenida Av. João Maurício, 121 – Manaíra
Data: até 25/07
Hora: das 11h às 23h (visitação)

Leave a comment