• Membros da APLM e o palestrante, ladeado pelo Presidente e pelo Secretário da Academia

Cinema é, basicamente, a projeção, para um coletivo de pessoas, de sequências de imagens em movimento.

  • Em 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière no Grand Café de Paris, numa sessão paga lotada com a alta sociedade francesa e a imprensa, demonstraram, passo a passo, com um cinematógrafo, aquilo que denominamos cinema mediante a exibição de uma série de pequenos filmes, entre eles “A chegada do trem à estação”, que ficou conhecido como o primeiro filme da história do cinema.

  • Membros da Academia Paraibana de Letras Maçônicas e convidados atentos à exposição

Para comemorar os 130 anos da criação do cinema, a Academia Paraibana de Letras Maçônicas, em prestigiada sessão ocorrida na manhã do sábado, 14 de junho de 2025, voltou a se reunir em Sessão Literária, presidida pelo acadêmico José de Lima Machado, para ouvir a palestra “Cinema e Cinéfilos”, proferida pelo Dr. José Mário Espínola, médico cardiologista e conceituado expert na área cinematográfica paraibana.

  • O evento foi prestigiado por expressivo número de acadêmicos, além da presença de convidados e familiares do palestrante.

Ao término da apresentação, o conferencista foi presenteado com o volume da primeira edição da Antologia da APLM e um quadro contendo uma matéria jornalística escrita por ele no ano de 2014, sobre o lançamento do livro “Doutor Chico Espínola, um homem simples e justo”, publicada no então semanário Contraponto, em junho/2014.

Dr. José Mário Espínola, médico e cinéfilo, apresentando o tema

  • DADOS DO CONFERENCISTA

O médico cardiologista José Mário Espínola é formado pela UFPB, foi presidente e corregedor do Conselho Regional de Medicina da Paraíba; auditor e conselheiro fiscal da UNIMED João Pessoa; secretário da Sociedade Paraibana de Cardiologia; diretor técnico do Hospital General Edson Ramalho, enxadrista, cronista, cinéfilo e, do que mais se orgulha, além da sua querida família, é botafoguense de coração.

  • SOBRE A APLM

Fundada em 20 de agosto de 2004, a Academia Paraibana de Letras Maçônicas ultrapassou 20 anos de bons serviços prestados à cultura maçônica.

  • Tendo sede na cidade de João Pessoa (PB), conta com um quadro social constituído exclusivamente por maçons das 3 (três) potências regulares instaladas na Paraíba, distribuído em 33 (trinta e três) cadeiras.

Possui também um quadro ilimitado de Correspondentes, a maioria membros de outras Academias Maçônicas espalhadas pelas várias cidades do Brasil.

Leave a comment